Topo

Bicampeão continental, América encara líder Monterrey pelo Clausura mexicano

28/04/2016 18h13

Cidade do México, 28 abr (EFE).- Após as festividades pela conquista do título da Liga dos Campeões da Concacaf pelo segundo ano seguido, o América volta as atenções para o Torneio Clausura do Campeonato Mexicano, em que é vice-líder e enfrentará o primeiro colocado, o Monterrey, neste sábado no estádio Azteca.

Os 'Águillas' venceram o Tigres por 2 a 1 nesta quarta-feira, também no Azteca, e são agora os maiores campeões continentais de maneira isolada, com sete títulos, um a mais que o Cruz Azul. De quebra, o time da capital disputará o Mundial de Clubes mais uma vez em dezembro.

No Clausura, a equipe dirigida por Ignacio Ambriz já tem vaga nos playoffs garantida, mas almejam a melhor colocação possível para terem vantagem ao menos até as semifinais. E ainda na coletiva após a conquista da taça continental, o treinador deixou claro que não vai tirar o pé do acelerador no nacional.

"Nosso desejo é terminar (a primeira fase) no ponto mais alto possível da tabela. Já estamos pensando no Monterrey", garantiu o técnico.

Para o Monterrey, o empate garantirá o primeiro lugar da fase inicial. Entretanto, a equipe comandada por Antonio Mohammed, ex-América, quer vencer as duas partidas que lhe restam para bater o recorde de pontos dos torneios de um turno com 18 concorrentes.

Antes do jogo, porém, o clima entre as equipes é amistoso. Através das redes sociais, os 'Rayados' parabenizaram o adversário pelo título da Concachampions e provocaram o vice-campeão Tigres, seu rival.

Três times estão de olho em um possível tropeço do América e a possibilidade de assumir a vice-liderança. O Santos Laguna é atualmente o terceiro colocado, também com 27 pontos, e visitará o Morelia no sábado. Pachuca, quarto, e León, quinto, têm 26 pontos e se enfrentarão no mesmo dia no Estádio León.

Para o Tigres, o momento é de esquecer a derrota na final da Liga dos Campeões e pensar na classificação para o mata-mata do Clausura. O campeão do último Apertura é apenas nono colocado, com 20 pontos, um a menos que o Pumas, que fecha o G8. O time dirigido pelo brasileiro naturalizado mexicano Ricardo Ferretti medirá forças com o Veracruz como mandante, no Estádio Universitário.

"A equipe fez de tudo, estou orgulhoso dos meus companheiros. No esporte, vamos ganhar e perder, mas chegam os melhores. Temos de manter a cabeça erguida, fizemos um bom trabalho na Concachampions, levamos outra vez o nome do Tigres para o alto em nível internacional", disse o zagueiro Juninho, ex-Botafogo, lembrando que o time foi vice da Taça Libertadores no ano passado.

"Não há tempo para lamentações. Claro que passamos toda a noite sem dormir, mas é preciso virar a página. Ainda temos chances no Clausura", completou o brasileiro.



Programação da 16ª e penúltima rodada do Clausura mexicano:.



Sexta-feira.

Querétaro - Pumas.

Tijuana - Puebla.

Sábado.

América - Monterrey.

Tigres - Veracruz.

León - Pachuca.

Morelia - Santos Laguna.

Jaguares - Atlas.

Domingo.

Toluca - Cruz Azul.

Chivas Guadalajara - Dorados.