Topo

Luis Enrique lamenta eliminação, mas lembra que Barça ainda disputa 2 títulos

13/04/2016 19h57

Madri, 13 abr (EFE).- O técnico Luis Enrique não escondeu a tristeza pela eliminação nas quartas de final da Liga dos Campeões para o Atlético de Madrid nesta quarta-feira, com uma derrota por 2 a 0 no estádio Vicente Calderón, mas lembrou que o Barcelona ainda disputa os títulos do Campeonato Espanhol e da Copa do Rei.

"Nossos objetivos sempre são os mais altos, e é um orgulho que o Barça sempre seja favorito a tudo, mas é preciso aceitar a derrota, entendê-la como algo do esporte, como autocrítica para melhorar. Temos duas competições no horizonte, nas quais temos de melhorar nosso rendimento se quisermos ter chance de vencê-las", declarou o treinador em entrevista coletiva.

O Barça lidera o Espanhol com três pontos de vantagem para o segundo colocado, o próprio Atlético. Na Copa do Rei, fará a decisão diante do Sevilla, no dia 22 de maio, coincidentemente no Vicente Calderón.

Luis Enrique deu detalhes do estado de ânimo dos atletas após o revés e admitiu que todos ficaram bastante frustrados, já que na ida o time catalão havia vencido por 2 a 1 no Camp Nou.

"A equipe está como estaria qualquer equipe que almejasse voltar a conquistar o título. Era um dos nossos objetivos, sem dúvida alguma, um objetivo que me enchia de expectativa, mas neste ano não será possível. Não temos mais chances, e a equipe está muito triste", reconheceu.

Porém, o técnico tentou enxergar a temporada como um todo de maneira positiva. "Qualquer treinador de qualquer país do mundo ficaria feliz se conquistasse esses dois títulos (Campeonato Espanhol e Copa do Rei) e consideraria que fez uma grande temporada. Mas precisamos melhorar, a começar por mim", admitiu.

Ao ser perguntado se Lionel Messi foi o culpado pela eliminação devido às atuações discretas contra o Alético, Luis Enrique chamou para si a responsabilidade.

"Para isso sou o treinador, o principal responsável, e não pretendia ter nem um ponto menos do que os 100% (da culpa). É injusto individualizar em um jogador quando há uma derrota, porque é algo de todos na equipe, de todos os jogadores", ponderou.

"É evidente que não estamos em nosso melhor momento, mas quanto a atitude estou muito orgulhoso dos meus jogadores. Não há o que melhorar nesse aspecto", acrescentou Luis Enrique, que encerrou se desculpando com a torcida.

"Sinto muito pelos torcedores 'culés' e pelos meus jogadores. Nosso objetivo era conquistar tudo, mas é preciso se reerguer. É um teste para a equipe", considerou.