PUBLICIDADE
Topo

Esporte

Após doping, Pnud suspende contribuição prestada pela tenista Maria Sharapova

15/03/2016 14h19

Nova York, 15 mar (EFE).- O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) anunciou nesta terça-feira a decisão de suspender a tenista Maria Sharapova do papel de embaixadora da boa vontade dessa agência da ONU após ter sido flagrada no doping.

A decisão foi divulgada depois que a própria tenista revelou, em entrevista coletiva na semana passada, ter testado positivo em um exame antidoping ao qual foi submetida durante o Aberto da Austrália por um remédio que utilizou nos últimos dez anos.

Um porta-voz do Pnud, em declaração enviada à Agência Efe, disse que a decisão que afeta Sharapova foi adotada na semana passada, e acrescentou que as atividades que estavam planejadas para ela foram suspensas "enquanto a investigação continuar".

No entanto, o Pnud expressou seu agradecimento pelo papel prestado por Sharapova à agência da ONU, "especialmente na recuperação após o desastre nuclear de Chernobyl".

Sharapova ocupava essas funções para o Pnud desde 2007. Também mantém uma fundação que trabalha com as Nações Unidas para promover a educação nas áreas afetadas pelo desastre na usina nuclear de Chernobyl, ocorrido em 26 de abril de 1986.

Ao dar explicações sobre o exame antidoping, Sharapova, ganhadora de cinco títulos de Grand Slam, explicou que esse remédio, Meldonium, consta na lista dos proibidos desde 1 de janeiro, mas justificou dizendo que não sabia.

A esportista explicou que tomou o Meldonium durante 10 anos para tratar uma série de problemas de saúde, inclusive uma tendência a desenvolver diabetes, uma doença que afeta sua família.

O anúncio do Pnud sobre a suspensão de Sharapova foi revelado no mesmo dia em que essa agência da ONU incorporava a atriz Michelle Yeoh como embaixadora de boa vontade da organização internacional.

A atriz, nascida na Malásia, se somará ao trabalho do Pnud para divulgar a nova agenda do desenvolvimento da ONU que estará vigente até 2030.

Esporte