Topo

Atlético bate Real no Bernabéu, se consolida em 2º e deixa rival na lona

27/02/2016 19h57

Madri, 27 fev (EFE).- O Atlético de Madrid bateu o Real Madrid neste sábado por 1 a 0, em pleno estádio Santiago Bernabéu, manteve a vice-liderança do Campeonato Espanhol, fazendo com que o técnico francês Zinedine Zidane "jogasse a toalha" na competição, e que o português Cristiano Ronaldo se envolvesse em polêmica.

O gol isolado do duelo, que garantiu a terceira vitória seguida dos 'colchoneros' no campo do rival, algo que não acontecia desde 1949, foi anotado pelo atacante francês Antoine Griezmann, aos 8 minutos do segundo tempo, após tabela com o lateral-esquerdo Filipe Luís.

Este era o nono jogo de Zidane como comandante 'blanco'. Até então, o técnico havia sido vencedor em seis e empatado outros dois, com direito a vitória sobre a Roma por 2 a 0, na Itália, pela ida das oitavas de final da Liga dos Campeões da Europa.

Depois da partida, o ex-jogador do clube admitiu que, mesmo que seja cobrada dedicação total até o último jogo da temporada, sabe que o Real Madrid não briga mais pelo título: "Antes que vocês me perguntem, o campeonato está acabado".

Para o jogo de hoje, além do Cristiano Ronaldo, o treinador escalou o francês Karim Benzema, recuperado de lesão, e o lateral-direito Danilo, improvisado para substituir Marcelo, entre os titulares. Casemiro ficou 90 minutos no banco e não atuou.

Os problemas fizeram com que o camisa 7 dissesse que "se todos estivessem no meu nível, estaríamos no primeiro lugar". A declaração foi interpretada como uma crítica técnica, então o português precisou explicar que estava falando apenas sobre o aspecto físico.

O Atlético, que contou com Filipe Luís durante todo o confronto, chega aos 58 pontos com a vitória, ficando a cinco do Barcelona, que amanhã encerrará a 26ª rodada em duelo com o Sevilla, equipe que o venceu no primeiro turno, em partida que foi disputada na Andaluzia.

O Real, caso a equipe catalã leve a melhor no compromisso no Camp Nou, ficará 12 pontos atrás do rival, faltando 12 jogos para o fim da competição.

O Celta de Vigo, um dos destaques da primeira metade da competição, começa a dar sinais de reação, tanto é que venceu a segunda seguida, algo que não acontecia desde o início de dezembro, hoje, em duelo com o Getafe, que terminou com o placar de 1 a 0.

O gol da partida, que levou o time da Galícia aos 41 pontos e para a quinta colocação, foi marcado pelo atacante espanhol Nolito, aos 26 minutos do segundo tempo.

No País Basco, em duelo entre times que lutam para se aproximar da zona de classificação continental, Real Sociedad e Málaga ficaram no empate em 1 a 1. O atacante croata Duje Cop abriu o placar para os visitantes, e o atacante espanhol Imanol Agirretxe igualou para os donos da casa.

O Espanyol, por sua vez, ganhou folga na luta contra o rebaixamento ao bater, fora de casa, o Sporting de Gijón, justamente o antepenúltimo colocado na tabela, por 4 a 2. Com isso, a equipe catalã abriu quatro pontos de frente para o adversário de hoje.

Em Sevilha, Betis e Rayo Vallecano ficaram no empate em 2 a 2, em jogo que marcou a estreia do centroavante Leandro Damião, ex-Inter, Santos e Cruzeiro. Os dois times ocupam a 13ª e 15ª colocações na tabela, respectivamente.