Topo

Liverpool sofre, mas vence Augsburg e avança na Liga Europa

25/02/2016 17h08

Redação Central, 25 fev (EFE).- O Liverpool sofreu, mas venceu nesta quinta-feira o Augsburg, em casa, por 1 a 0, avançando assim às oitavas de final a Liga Europa, se juntando a Braga e Fenerbahçe, dois primeiros classificados, e também a Shakhtar Donetsk, Lazio, Valencia, Bayer Leverkusen, Athletic Bilbao e Sparta Praga.

O gol isolado do duelo disputado no estádio Anfield Road foi marcado pelo meia inglês James Milner, de pênalti, aos 5 minutos do primeiro tempo, em lance controverso, em que o árbitro francês Clément Turpin marcou mão do meia Dominik Kohr, em disputa na área com o companheiro Caiuby e com o rival Roberto Firmino.

A classificação dos 'Reds' às oitavas de final da competição continental aconteceu com placar agregado de 1 a 0, já que os dois times ficaram no empate sem gols na primeira partida, disputada na semana passada na Alemanha.

Além de Firmino, da seleção brasileira, e Caiuby, que passou pela base do São Paulo, Lucas Leiva e Philippe Coutinho atuaram, sendo que o ex-volante do Grêmio foi improvisado na zaga pelo técnico alemão Jurgen Klopp.

Em solo alemão, o Shakhtar Donetsk esmagou o Schalke 04, vencendo por 3 a 0, com direito a gol de calcanhar de Marlos, ex-São Paulo, e avançou de fase, após ter ficado no empate em 0 a 0 no primeiro duelo, que aconteceu na Ucrânia.

O meia balançou as redes aos 27 minutos do primeiro tempo, em jogada de estilo. Os outros gols da partida foram marcados pelo atacante argentino Facundo Ferreyra, aos 18 minutos da etapa final, e pelo meia Viktor Kovalenko, que completou o marcador aos 14 minutos depois.

Também com direito a gol brasileiro, a Lazio passou em casa pelo Galatasaray por 3 a 1, após empate na Turquia em um gol. Felipe Anderson, ex-Santos, marcou o segundo da equipe romana. O meia italiano Marco Parolo e o atacante alemão Miroslav Klose fizeram o seu, e o meia-atacante Yasin Öztekin descontou.

O Valencia aplicou a maior goleada "agregada", ao passar fora de casa pelo Rapid Viena por 4 a 0, uma semana após bater o adversário por 6 a 0. Hoje, o espanhol Rodrigo Moreno, filho do ex-lateral-esquerdo Flamengo Adalberto, o argelino Sofiane Feghouli, o argentino Pablo Piatti e o português Rúben Vezo marcaram.

Mais cedo, no primeiro jogo do dia, o Fenerbahçe avançou ao empatar com Lokomotiv Moscou em 1 a 1, uma semana após bater o rival por 2 a 0, com dois gols do meia Souza, ex-Vasco, Grêmio e São Paulo. Hoje, Aleksandr Samedov marcou para o time russo, e Mehmet Topal igualou.

O Bayer Leverkusen, por sua vez, passou pelo Sporting por 3 a 1, na Alemanha, após vitória em Portugal por 1 a 0 e se classificou. Karim Bellarabi, duas vezes, e Hakan Çalhanoglu balançaram as redes para o rubro-negro. João Mário descontou para os eliminados Leões.

O Athletic Bilbao teve a conquista de vaga mais emocionante, já que arrancou empate em casa com o Olympique de Marselha em 1 a 1, aos 36 minutos do segundo tempo, graças a gol do atacante Sabin Merino - o belga Michy Batshuayi havia aberto o placar aos 40 da etapa inicial. Na ida, o time espanhol vencera por 1 a 0.

O Sparta Praga carimbou passaporte para as oitavas de final ao vencer pela segunda vez o Krasnodar, dessa vez por 3 a 0 na Rússia, com gols de Lukas Marecek, Martin Frydek e do nigeriano Kehinde Fatai, todos no segundo tempo. Na ida, a equipe da capital tcheca já havia levado a melhor por 1 a 0.

Ontem o Braga foi o primeiro time a se classificar na fase 16 avos de final da Liga Europa, ao empatar em casa com o Sion em 2 a 2. No confronto de ida, o time português havia vencido na Suíça por 2 a 1.