Topo

Entidade LGBT questiona adiamento de Parada do Orgulho Gay por causa da Euro

25/02/2016 17h57

Paris, 25 fev (EFE).- Uma organização de defesa dos direitos LGBT na França questionou nesta quinta-feira a decisão de adiar a Parada do Orgulho Gay de Paris, marcada para o dia 25 de junho, por causa da disputa de partidas da Eurocopa.

De acordo com a entidade, representantes da prefeitura da capital do país entraram em contato para comunicar que o evento não poderia acontecer no último sábado de junho, como é tradição, por causa de três jogos das oitavas de final do torneio de seleções.

Um dos confrontos acontecerá em Paris, os outros em Lens e Saint-Étienne, mas terão retransmissões na 'fanfests' que serão espalhadas pela França.

Além disso, a organização do torneio e a Uefa estão programando a realização de uma grande festa com motivo da Eurocopa, na Praça da República, justamente o ponto de chegada da Parada do Orgulho Gay.

A entidade LGBT admite que há dificuldade de garantir a segurança de todos os eventos, mas questiona o fato de "que não se tenha tentado nenhuma ação para tentar que ambas possam conviver".

O militantes lembram que a Parada é uma manifestação reinvindicativa, por isso, consideram que os organizadores foram prejudicados. Nos próximos dias, será solicitada uma reunião com representantes da prefeitura e Paris, para discutir o assunto.