Topo

Federação Russa de Atletismo se diz segura sobre presença nos Jogos do Rio

23/02/2016 13h41

Moscou, 23 fev (EFE).- O novo presidente da Federação Russa de Atletismo (FRA), Dmitry Shliakhtin, eleito em janeiro, se mostrou confiante nesta terça-feira na participação de seus atletas nos Jogos Olímpicos deste ano, no Rio de Janeiro.

"Acreditamos, desejamos e estamos mais que seguros de que estaremos lá (nos Jogos)", disse Shliakhtin a jornalistas.

O presidente da FRA afirmou que a parte russa fará todos os esforços possíveis para que volte a ser admitida pela Federação Internacional de Atletismo (IAAF), que a suspendeu por recomendação da Comissão Independente da Agência Mundial Antidoping (Wada).

"Tenho certeza de que qualquer decisão sobre este assunto será atrasada ao máximo, mas junho é o limite", acrescentou.

A IAAF suspendeu a Federação Russa de Atletismo em novembro do ano passado depois que a Wada publicou um amplo relatório sobre práticas de doping e ocultação de resultados positivos em antidopings no atletismo do país.

Shliakhtin substituiu Valentin Balakhnichev, que foi banido do esporte por sua permissividade diante do doping sistemático na Rússia.

A comissão independente da Wada acusou o país de um esquema de encobrimento de resultados positivos de exames antidoping, extorsão de atletas, pagamento de propina e destruição de provas sobre o consumo de substâncias proibidas com a conivência do Ministério de Esportes e o Serviço Federal de Segurança (FSB, antigo KGB).