Topo

Godín recebe Prêmio de Liderança Esportiva da Agência EFE

22/02/2016 13h54

Madri, 22 fev (EFE).- O zagueiro uruguaio Diego Godín, do Atlético de Madrid, recebeu nesta segunda-feira o primeiro Prêmio de Liderança Esportiva concedido pela Agência EFE, em reconhecimento ao profissionalismo e êxitos pelo clube, em que conquistou títulos no Campeonato Espanhol, Copa do Rei, Liga Europa, entre outros.

O secretário de Estado para o Esporte, Miguel Cardenal, foi o responsável por entregar a honraria, em solenidade que contou com a presença do ex-zagueiro brasileiro Luís Pereira, que fez história pelo time 'colchonero'.

Godín recebeu o prêmio acompanhado dos de Atlético Koke, Juanfran e Gabi, do embaixador do Uruguai na Espanha, Francisco Bustillos, do presidente da Agência EFE, José Antonio Vera, e do presidente do Atlético de Madrid, Enrique Cerezo.

Também participaram do evento, realizado na sede da Agência EFE em Madri, o porta-voz da Federação Espanhola de Futebol, Jorge Carretero, e o executivo-chefe da Sportium, Alberto Eljarrat, patrocinador da premiação.

Godín agradeceu à Agência EFE pela homenagem e afirmou ser um "orgulho enorme" dividir a conquista com os companheiros de clube.

"Estes prêmios não se conseguem sem a equipe. É um prêmio especial. Ser capitão da seleção uruguaia e um dos capitães do Atlético é um orgulho e uma responsabilidade enorme. Por isso, sempre me entrego de corpo e alma", disse o defensor.

Um vídeo, produzido pela TV EFE, foi exibido na cerimônia, mostrando alguns lances da carreira do uruguaio.

"Este prêmio me deixa claro que faço bem as coisas no pessoal e no coletivo, para que eu siga exercendo liderança e dando e a mostrando humildade", afirmou o defensor.

Godín ainda se emocionou e chorou ao lembrar de seus pais, que estavam presentes no evento na sede da Agência EFE, pelo apoio recebido em todos os anos de carreira.

"Tentarei me esforçar, continuar trabalhando como até agora, dando o máximo de mim para crescer como jogador e como pessoa. Quero dividir especialmente o prêmio com meus pais. Como pessoa eu devo tudo a eles", se emocionou, o atleta.

O presidente da Agência EFE, José Antonio Vera, garantiu que estava "enormemente" alegre por dar um prêmio "justo" ao jogador uruguaio, lembrando que se trata de um dos melhores zagueiros do Campeonato Espanhol, da Europa, da América e, "portanto, do mundo".

"Sempre se premiam atacantes, meias, algumas vezes algum goleiro, mas quase nunca os zagueiros. Este se chama Prêmio Liderança, mas poderia se chamar prêmio honra, regularidade. Godín aproveita todas as oportunidades em campo, impedindo o avanço dos adversários e marcado gols decisivos", disse.

O secretário de Estado para o Esporte, Miguel Cardenal, aproveitou para destacar o trabalho informativo da Agência EFE no mundo todo e na América do Sul, ao longo de seus 75 anos, antes de abordar sobre os valores do esporte.

O representante do governo espanhol garantiu que o prêmio foi dado a um "líder" que realizou "grande papel" em todas as equipes nas quais esteve.

"Também quero destacar o papel da família. Por trás dos campeões há um pai, uma mãe, avô que sempre o leva ao treino. Tenho certeza que essa comunhão expressa também o sucesso de outra maneira explicável do futebol uruguaio", indicou.

Por fim, Luis Villarejo, diretor de esportes da Agência EFE, afirmou que Godín ganhou o prêmio por ser um líder "carismático e natural" que joga em um clube que promove o "respeito e o companheirismo" como valores essenciais.