Topo

Cidades candidatas apresentam ao COI projetos de sustentabilidade para 2024

17/02/2016 12h04

Madri, 17 fev (EFE).- O COI recebeu os primeiros relatórios de candidatura das quatro cidades que se postularam a organizar os Jogos Olímpicos de 2024, baseados todos eles "no desenvolvimento sustentável, no legado e no uso posterior das instalações", manifestou o presidente do organismo, o alemão Thomas Bach.

Em comunicado, o COI confirma que Los Angeles, Roma, Budapeste e Paris apresentaram a tempo parte do dossiê relativo à "Visão, Conceito dos Jogos e Estratégia". O prazo de entrega vencia nesta quarta-feira.

Esta campanha olímpica é a primeira que se desenvolve sob as regras da denominada Agenda 2020 do COI, criada para organizar os Jogos da maneira que melhor se encaixem em cada cidade, aproveitando as instalações já existentes.

As quatro vilas "apresentam projetos completamente em linha com a Agenda 2020", realizou Bach.

"É impressionante ver como incorporaram o projeto olímpico a seus planos de desenvolvimento da cidade, região e país a longo prazo", acrescentou. "Desde diferentes pontos de vista, as quatro puseram o foco no desenvolvimento sustentável, no legado e, em particular, em como serão usadas as instalações depois dos Jogos Olímpicos".

"Estamos encantados de ter quatro candidaturas extremamente fortes e queremos uma competição fascinante", disse Bach.

A simplificação do processo de candidatura ficou demonstrada simbolicamente pela chegada ao COI de quatro USBs com o conteúdo dos dossiês, "ao invés de centenas de documentos em papel", diz a nota do COI.

Foram estabelecidos três prazos de entrega dos relatórios de candidatura, para diferentes capítulos.

Entre um prazo e outro, a Comissão de Avaliação pode sugerir à Executiva do COI "que adie uma candidatura para um posterior campanha", por isso que essa cidade "abandonaria o processo de 2024".

Antes de 7 de outubro, deve ser apresentada a segunda parte do dossiê (governo, aspectos legais e financiamento das sedes) e antes de 3 de fevereiro de 2017, a terceira (entrega dos Jogos, experiência e legado das instalações).

A Comissão de Avaliação visitará depois todas as cidades e emitirá uma sentença antes de julho. Nesse mês, as candidatas se reunirão com os membros do COI e com as federações internacionais para discutir seus projetos. A escolha final será em setembro de 2017 na cidade de Lima.