Topo

Após ser 3º no Brasileiro, Grêmio tenta se afirmar em busca do tri da América

16/02/2016 18h13

Cidade do México, 16 fev (EFE).- Depois de ter surpreendido até mesmo parte de sua torcida com o terceiro lugar do Campeonato Brasileiro do ano passado com elenco e técnico bastantes jovens, o Grêmio quer agora ir além do status de azarão e conquistar o tricampeonato da Taça Libertadores, na qual estreará nesta quarta-feira diante do Toluca, no México.

Quando Luiz Felipe Scolari pediu demissão do Tricolor Gaúcho, após a segunda rodada do Brasileirão do ano passado, poucos gremistas acreditavam em um bom resultado do time no torneio.

Porém, com a chegada do técnico Roger Machado, ídolo como jogador, o Imortal se acertou e, contra os prognósticos, ficou atrás apenas de Corinthians e Atlético-MG na Série A e se classificou para a Libertadores.

Agora, após o bom desempenho no campeonato nacional, a expectativa de torcedores e parte da imprensa em torno do bicampeão continental cresceu, e o Grêmio já é visto como forte candidato ao título.

Embora a pressão tenha aumentado, os jogadores garantem que estão tranquilos para a estreia, no estádio Nemesio Díez, na cidade de Toluca. "A ansiedade já diminuiu bastante. Na pré-temporada, dizíamos que queríamos que a estreia na Libertadores acontecesse logo. Agora, chegou o momento esperado, e tomara que possamos ir bem", declarou o volante Edinho.

Roger já tem o time titular definido para o primeiro jogo do Tricolor pelo grupo 6, formado ainda por LDU de Quito e San Lorenzo. O meia Giuliano, que sentiu um problema na coxa, seria preservado no treino desta terça, mas estará em campo. Na zaga, o treinador trocou Kadu, cujo rendimento não vinha agradando, por Fred, recentemente contratado junto ao Goiás.

Comandado pelo ex-atacante da seleção paraguaia José Cardozo, o Toluca participa da Libertadores pela terceira vez. Em 2007, logo na estreia, caiu nas oitavas de final diante do Cúcuta Deportivo, e em 2013 foi eliminado ainda na fase de grupos.

No elenco dirigido por Cardozo, que assim como Roger defendeu a equipe que treina quando era jogador, se destacam o zagueiro paraguaio Paulo da Silva, o atacante argentino Enrique Triverio e o colombiano Fernando Uribe, que será desfalque por lesão.

A partida acontecerá no Nemesio Diez, que tem capacidade para 18.651 torcedores e que agora passa por reforma de olho no centenário do clube, em fevereiro do ano que vem.



Prováveis escalações:.

Toluca: Talavera; Flores, Da Silva, Galindo, Jordan Silva e Rodríguez; Ríos, Esquivel, Cuevas e Botinelli; Triverio. Técnico: José Cardozo.

Grêmio: Marcelo Grohe; Wallace Oliveira, Pedro Geromel, Fred e Marcelo Oliveira; Edinho e Maicon; Giuliano, Douglas e Everton; Luan. Técnico: Roger Machado.

Árbitro: Gery Vargas (Bolívia), auxiliado pelos compatriotas Javier Bustillos e Juan Montaño.

Estádio: Nemesio Díez, em Toluca (México).