PUBLICIDADE
Topo

Esporte

Fiba retira suspensão e autoriza México a disputar vaga nos Jogos do Rio

20/01/2016 17h25

Cidade do México, 20 jan (EFE).- As seleções masculina e feminina de basquete do México poderão participar do pré-olímpico para buscarem vagas nos Jogos do Rio de Janeiro, depois da queda de uma punição recebida em novembro, segundo informações divulgadas nesta quarta-feira pela federação internacional da modalidade (Fiba).

A suspensão foi retirada pelo acordo do órgão governamental mexicano Comissão Nacional do Esporte (Conade) com a Fiba que contempla o reconhecimento da Associação Esportiva Mexicana de Basquetebol (Ademeba) como única entidade reitora do esporte no país.

O acordo estabelece um comitê reorganizador do basquete com a participação da Conade, da FIBA e da Ademeba, de acordo com comunicado emitido pela entidade governamental.

"A Conade e a Fiba chegaram a um acordo para trabalhar juntos para transformar o basquete mexicano e resolver uma problemática que vem de 20 anos atrás", diz a nota.

A federação internacional confirmou ontem as datas e sedes dos torneios pré-olímpicos. Entre os homens, haverá três competições, em Turim (Itália), Manila (Filipinas) e Belgrado (Sérvia), de 4 a 10 de julho; no feminino, a disputa acontecerá em Nantes (França) entre 13 e 19 de junho.

O México foi punido em novembro passado pela Fiba pelo problema que representava a decisão da Conade de não reconhecer a Ademeba até que a associação mudasse seu presidente.

Esporte