Topo

Blatter envia condolências e oferece apoio à Federação do Egito após tragédia

AFP PHOTO / OLIVIER MORIN
Imagem: AFP PHOTO / OLIVIER MORIN

Da EFE, no Rio de Janeiro

09/02/2015 13h16

O presidente da Fifa, Joseph Blatter, enviou nesta segunda-feira uma carta de condolências ao presidente da Federação de Futebol do Egito (EFA), Mohammed Gamal, e ofereceu o apoio após os trágicos confrontos ocorridos antes da partida entre Zamalek e ENPPI, que deixaram 19 mortos, segundo o governo do país.

"Gostaria de expressar minhas mais profundas condolências à comunidade do futebol egípcio pelos trágicos fatos ocorridos ontem à noite no Cairo", afirmou Blatter sobre os enfrentamentos entre ultras e forças de segurança.

O governo e a promotoria egípcia divergem sobre o número de mortos na tragédia. Enquanto o Ministério da Saúde afirma que foram 19 vítimas fatais, os promotores dizem que 22 pessoas morreram em decorrência dos confrontos.

Na carta, Blatter afirmou que "seus pensamentos e carinhos estão com as famílias de todos aqueles que ontem à noite perderam suas vidas".

O presidente da Fifa acrescentou que espera "os resultados da investigação" conduzida pelas autoridades e que está disposto a auxiliar a Federação Egípcia de Futebol para "tratar as consequências deste fato".

O Ministério do Interior do país afirmou que os torcedores de ambas as equipes tentaram invadir o estádio, situado no leste do Cairo, sem ingressos.

As forças de segurança usaram gás lacrimogêneo para dispersar os torcedores, entre eles membros dos denominados Cavaleiros Brancos, como são conhecidos os ultras do Zamalek.

Em sua página no Facebook, o grupo acusou as autoridades de terem instalado arames farpados nos acessos ao estádio para impedir a entrada da torcida e também de ter lançado gases que causaram desmaios e sintomas de asfixia.

Após os confrontos, a Federação Egípcia de Futebol anunciou a interrupção do torneio.