UOL Esporte Últimas Notícias
 
13/08/2011 - 12h31

Turquia anuncia candidatura de Istambul aos Jogos Olímpicos de 2020

EFE
Redação Central

O primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, anunciou oficialmente neste sábado a cidade de Istambul como candidata a organizar os Jogos Olímpicos de 2020, aos que também concorrem Madri, Roma e Tóquio.

"Estamos hoje (sábado) aqui para anunciar ao mundo nossa candidatura aos Jogos Olímpicos de 2020, o que consideramos extremamente importante para nosso país e nosso povo", disse Erdogan.

Em entrevista coletiva na chamada Casa Olímpica de Istambul, o líder turco demonstrou sua confiança em que, além disso, Istambul será a escolhida pelo Comitê Olímpico Internacional (COI). "Temos um bom número de instalações esportivas que estão acima dos padrões mundiais", destacou o primeiro-ministro turco.

Erdogan citou a renovada Sinan Erdem Arena, onde foi disputada no ano passado a final do Campeonato Mundial de Basquete; o Estádio Olímpico, que recebeu a final da Liga dos Campeões de 2005; o estádio de futebol do Fenerbahçe, o Sukru Saraçoglu; e as novas instalações do Galatasaray, a Türk Telekom Arena.

"Estamos muito esperançosos, porque acreditamos que desta vez alcançaremos nosso objetivo", afirmou Erdogan, lembrando que o país já foi candidato aos Jogos de 2008, mas ficou na quarta colocação entre os cinco candidatos.

O primeiro-ministro ressaltou que considera que "os valores e o espírito olímpico contribuem ao estabelecimento da paz no mundo".

As cidades candidatas terão até o dia 1º de setembro para apresentar suas candidaturas e o Comitê Olímpico Internacional (COI) comunicará a eleita em 7 de setembro de 2013 em Buenos Aires, na Argentina.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host