UOL Esporte Últimas Notícias
 
29/06/2011 - 13h30

'Herói de Paris', Belletti dá adeus ao futebol

Ginés Muñoz
Barcelona, 29 jun (EFE).- Fazia só oito minutos que tinha substituído Oleguer Presas sobre o gramado de Saint-Denis, quando pegou a bola na direita, depois de um passe de Henrik Larsson, chutou cruzado e estufou as redes do Arsenal para garantir o título do Barcelona na Liga dos Campeões 2005-2006.

Por esse gol decisivo marcado aos 35 minutos do segundo tempo, o lateral brasileiro Juliano Belletti foi chamado de "herói de Paris" pelo Barça, no dia 27 de junho, quando o jogador anunciou a sua aposentadoria do futebol.

Após o gol, o lateral se ajoelhou sobre a linha de fundo, levou as mãos à cabeça e olhou para o céu, parecendo não acreditar no feito que tinha realizado.

Antes daquele dia 17 de maio de 2006, daquela decisão no Stade de France, Belletti tinha sido um lateral como muitos outros que passaram pelo Barça, mas sempre aguerrido na defesa, rápido e incansável no ataque. O jogador contava com certa simpatia no Camp Nou, mas não com o reconhecimento unânime da torcida catalã.

Aquele gol -o único que marcou com a camisa do Barça em umapartida oficial- garantiu a renovação do paranaense até o dia 30 de junho de 2009.

O 'Herói de Paris', no entanto, não cumpriu seu contrato até o fim. Belletti jogou somente uma temporada mais e fez de forma discreta, atuando por 15 partidas, antes de ser vendido para o Chelsea por 5,5 milhões de euros.

Belletti deixou o Barça após conquistar uma Liga dos Campeões, dois títulos do Campeonato Espanhol e duas Supercopas da Espanha.

A carreira do brasileiro em Londres também garantiu alguns troféus. No Stamford Bridge, conquistou um Campeonato Inglês, duas Copas da Inglaterra e uma Supercopa da Inglaterra.

As lesões, porém, especialmente as que o jogador sofreu em seu tendão de Aquiles, lhe impediram de recuperar a sua forma física e precipitaram sua aposentadoria.

No ano passado, o jogador, que também se sagrou campeão do mundo com a seleção brasileira em 2002, conquistou seu último título da carreira: o Campeonato Brasileiro pelo Fluminense.

Recentemente, tinha fechado contrato com o Ceará, mas lá só ficou por duas semanas.

"Por mais que eu queira seguir, o corpo não deixa. Encerro hoje minha carreira como jogador de futebol profissional por problemas físicos", anunciou Belletti através de sua conta do Twitter no dia 27 de julho.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host