UOL Esporte Últimas Notícias
 
18/04/2011 - 22h59

TCU indica atrasos na liberação de verbas para Copa de 2014

Da EFE
Em São Paulo
  • Segundo o TCU, estádio de Brasília pode não gerar lucros para cobrir manutenção após a Copa-2014

    Segundo o TCU, estádio de Brasília pode não gerar lucros para cobrir manutenção após a Copa-2014

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) liberou até agora apenas 0,5% dos recursos econômicos destinados aos estádios da Copa do Mundo de 2014, segundo um relatório divulgado nesta segunda-feira pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

Dos R$ 3,5 bilhões previstos para as obras de construção e reforma dos estádios, o BNDES liberou apenas R$ 6 milhões, de acordo com um estudo do TCU.

O relatório indica que a causa de o Banco ter disponibilizado um montante tão pequeno seria justificado pelo atraso na execução das obras.

Além disso, o Tribunal assinalou que os estádios de Brasília, Cuiabá, Natal e Manaus correm o risco de não gerar lucros para cobrir sua manutenção após a realização da Copa.

O relatório também fez referência ao estado dos aeroportos, ao destacar que as obras começaram apenas no de Guarulhos, em São Paulo, e no do Rio de Janeiro.

O comitê organizador da Copa ressaltou que nenhuma obra está paralisada e que se mantém em contato permanente com o BNDES.

As constatações do TCU são divulgadas quatro dias após o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgar um relatório em que prevê que as obras de ampliação e melhora dos aeroportos das 12 cidades-sede do Mundial não serão concluídas a tempo. "A situação é preocupante", apontou o documento.

Após a publicação do relatório, o ministro da Secretaria de Aviação Civil, Wagner Bittencourt, garantiu que as obras avançam dentro do cronograma previsto.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host