Campeã olímpica! Beatriz Souza brilha no judô e conquista medalha de ouro em Paris

No último domingo (28), o judô inaugurou o quadro de medalhas do Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris, com a prata de William Lima e o bronze de Larissa Pimenta. E também foi a modalidade que trouxe para o país o primeiro ouro na competição. Com uma campanha perfeita e quatro vitórias nos tatames, Beatriz Souza brilhou e se sagrou campeã olímpica na categoria acima de 78 kg.

E a campanha da judoca paulista foi histórica. Depois de avançar nas fases preliminares com triunfos sobre Izayana Marenco e Hayun Kim, Beatriz encarou, na semifinal, a número 1 do ranking mundial e 'atleta da casa' - a francesa Romane Dicko. Em um confronto eletrizante, que chegou ao chamado 'golden score', a brasileira conseguiu derrubar e imobilizar a oponente, conquistando, assim, a vaga na tão sonhada decisão.

Na final, Bia enfrentou a israelense Raz Hershko, número 2 do ranking mundial. Com uma atuação tranquila, a brasileira conseguiu um waza-ari e abriu o placar logo no início do confronto. Dona das ações, Souza passou a controlar o combate e, ao fim do tempo regulamentar, conquistou a medalha de ouro olímpica em sua estreia em Jogos.

"Inexplicável. Uma das melhores coisas do mundo. Só fiz o que a gente vinha treinando todos dias. Quando eu falo que é uma vida por um dia, é verdade. A gente abdica de tanta coisa para chegar até aqui. E quando a gente conquista isso, traz a medalha. É campeã olímpica. Faz tudo isso valer a pena. Abrir mão de tudo que eu abri. Valeu muito a pena", desabafou Bia, em entrevista à TV Globo.

Quinta campeã olímpica do país no judô

Com a recente conquista, Bia Souza se junta a um seleto grupo de brasileiros campeões olímpicos no judô. Quinta atleta a engrossar a lista, a judoca agora figura ao lado de Aurélio Miguel em Seul 1988, Rogério Sampaio em Barcelona 1992, Sarah Menezes em Londres 2012 e Rafaela Silva em Rio 2016. Com 27 medalhas olímpicas - cinco de ouro, quatro de prata e 18 de bronze - o esporte se isola ainda mais como a modalidade que mais trouxe medalhas para o Brasil na história dos Jogos Olímpicos.

 

 

Uma publicação compartilhada por CBJ (@judocbj)

Deixe seu comentário

Só para assinantes