Topo

Gordon Ryan vence Felipe Pena por desistência após 45 minutos de luta

Ag Fight

Ag. Fight

08/08/2022 13h16

A superluta do evento 'Who's Number One' roubou a cena da comunidade do jiu-jitsu no último domingo (7), nos EUA. Rivais de longa data, Gordon Ryan e Felipe 'Preguiça' Pena se enfrentaram pela terceira vez nos tatames e, duelo que terminou por marcar o primeiro triunfo do americano, grande estrela da modalidade nos últimos anos.

O combate foi movimentado e durou cerca de 45 minutos, até que Pena pediu para parar devido ao desgaste acumulado durante a disputa. Após o confornto, o brasileiro criticou a postura do oponente, qiue teria se negado a adiar o confronto, proposta feita por Felipe em decorrência do assassinato do amigo Leandro Lo no dia anterior.

De acordo com o relato do atleta da Gracie Barra, a organização do evento também exigiu que a disputa fosse realizada, apesar das tentativas do atleta de alterar o formato do duelo. Na sequência, Gordon rebateu o rival e ressaltou que o contrato entre eles prevê uma revanche imediata nas mesmas regras: sem pontos ou limite de tempo.

A luta

Nos primeiros dez minutos, os atletas trocaram pegadas em pé e alternaram o domínio das ações, até que Gordon sentou fazendo guarda, dando início a movimentação na luta de solo. Rapidamente, o americano saiu da meia guarda e quase pegou as costas de Preguiça, que precisou de agilidade para defender a posição.

Na sequência, o brasileiro passou a ter bons momentos. Alternando combinações de sua guarda 50/50, Felipe frustrou os ataques do adversário, controlou a distância e imprimiu bom ritmo para passar a guarda de Gordon Ryan nos momentos em que esteve por cima. No entanto, o preparo físico fez a diferença.

Depois dos 30 minutos de confronto, o americano investiu mais em quedas e acelerou o ritmo das trocas de posições, se esforçando mais para pressionar por cima. A estratégia deu certo e Felipe cansou, a ponto de ser derrubado com maior facilidade e perder a capacidade de manter o americano afastado na meia guarda.

Aos 45 minutos de combate, Felipe pediu para parar verbalmente, decisão que incomodou parte da plateia, que sonhava com uma finalização como desfecho para a disputa.