Topo

Glover exalta sua história, ironiza 'lutadores Kim Kardashian' e critica 'Borrachinha'

Ag. Fight

11/06/2022 07h00

Aos 42 anos, Glover Teixeira é atual campeão dos meio-pesados (93 kg) do UFC e um dos lutadores mais experientes em atividade na liga. Por ter vivenciado algumas gerações do MMA mundial, o brasileiro já observou uma série de tendências e não está feliz com a atual geração do esporte. O mineiro, que nunca adotou algum discurso mais provocativo antes dos seus compromissos para chegar ao topo do Ultimate, criticou a moda do 'trash talk', abuso das redes sociais e dos atletas polêmicos fora do octógono.

Às vésperas de sua primeira defesa de cinturão dos meio-pesados, quando neste sábado (11), encara Jiri Prochazka, no UFC 275, Glover destacou, em entrevista exclusiva à reportagem da Ag. Fight (clique aqui), sua história como artista marcial e o respeito que recebe no meio. Sendo assim, o mineiro disparou críticas aos novos lutadores que deixam a profissão de lado e só se preocupam em ganhar seguidores nas mídias.

"Estou muito feliz e grato de ter realizado meu sonho de ser campeão. Lutei muito para isso, com muita fé e trabalho firme. Eu tenho foco na minha vida que é lutar e fazer isso do meu trabalho. Tem gente que só quer pegar seguidores no Instagram e fazer m***a. Eu sou lutador. Se a galera quiser assistir minha luta, eu luto e busco acabar com ela. Vou buscar o nocaute ou a finalização. Sou um guerreiro que dou a volta por cima sempre. Sou respeitado por todos lutadores de alto nível, não estou falando lutadorzinho Kim Kardashian que só querem seguidores", afirmou o atleta natural de Sobrália (MG).

No UFC desde 2012, Glover viveu altos e baixos na companhia até se reinventar para chegar ao cinturão, em 2021. Sendo assim, o mineiro voltou a repudiar a mentalidade de alguns lutadores, que 'perdem o encanto' na primeira adversidade, não conseguem mais se apresentar em alto nível após atravessarem uma má fase e abusam nas polêmicas. Nessa linha, sobrou até para Paulo 'Borrachinha' e Conor McGregor

"O verdadeiro guerreiro é aquele que não desiste com qualquer obstáculo. Você vê o Conor McGregor mesmo, que foi o cara sinistrão, bateu do José Aldo, ganhou tudo, mas depois que perdeu, acabou. Murchou a flor. Guerreiro de quê? Foi um lutador bom no bom. Tem que ser bom em tudo, quando as coisas estão difíceis, com 42 anos, quebrando os caras, com dificuldade de treinar. Isso é o guerreiro. 'Borrachinha' mesmo. Foi bom no bom. Ganhou de muita gente, mas depois que perdeu acabou, não bate mais o peso, fazendo um monte de merda. Tenho nada a ver com a vida dele, se está feliz, parabéns. Está no caminho errado, porque ficar batendo em mulher é uma coisa horrível. Ele falou que não foi, não sei, não julgo. Mas não é só ele. Têm vários. Essa galera está sendo corrompida pelos fãs, porque gosta desse WWE, desse telecatch, de bater na pesagem. Eu sou campeão do mundo, estou em paz e alegria", completou o atleta.

No MMA desde 2002, Glover Teixeira tem um cartel de 33 vitórias e sete derrotas. O brasileiro, que estreou no Ultimate em 2012, vive a sua melhor fase na liga, com seis triunfos seguidos, sendo cinco pela via rápida (nocaute ou finalização). Em sua mais recente aparição, o mineiro finalizou Jan Blachowicz, em luta que lhe deu o título do UFC.