Topo

MMA


Treinador cita doping de Dillashaw para defender Aldo em disputa de título

José Aldo vence Rob Font no UFC Vegas 44 - Reprodução/Instagram
José Aldo vence Rob Font no UFC Vegas 44 Imagem: Reprodução/Instagram

Carlos Antunes, no Rio de Janeiro (RJ)

Ag. Fight

02/06/2022 16h34

Sem lutar desde dezembro de 2021, José Aldo segue no compasso de espera para saber qual será seu futuro no UFC. O brasileiro já iniciou uma campanha para ser o próximo desafiante ao título do peso-galo (61 kg) da franquia e teve a aprovação de Aljamain Sterling, atual campeão. No entanto, as negociações seguem em curso na companhia e saber qual será o duelo valendo o cinturão da categoria é um mistério.

Por isso, a reportagem da Ag. Fight entrou em contato com 'Dedé' Pederneiras, líder da Nova União e treinador principal de Aldo, para saber mais detalhes sobre o futuro do 'Campeão do Povo'. Em entrevista exclusiva (clique aqui), o profissional adiantou que trabalha para o brasileiro ser o próximo a lutar pelo título do peso-galo e defendeu esse pensamento em comparação a TJ Dillashaw, outro no páreo para disputar o cinturão.

Pederneiras fez questão de lembrar o caso de doping de Dillashaw, que o deixou afastado das competições por cerca de dois anos, além da série positiva de Aldo na divisão, para colocá-lo na frente do americano em questão de meritocracia pela coroa dos galos.

"O Aldo vem de três vitórias, nunca foi pego no doping. Ele não tem a carreira manchada por uma situação dessa. Eu gosto do TJ e da equipe dele, mas aconteceu uma coisa que deu uma manchada na carreira dele que deixa o público em dúvida. Será que ele sempre lutou limpo e nessa situação aconteceu ou será que sempre lutou sujo e só foi pego agora? O Aldo que sempre foi campeão legítimo lutando limpo. Isso já joga o Aldo lá na frente. O TJ não luta desde que enfrentou o Sandhagen e o Aldo vem em uma sequência de três. São fatores, que na tinha opinião, colocam o Aldo na frente dele", afirmou.

Embora adiante que o UFC também trabalhe com outras opções para Aldo, com novos adversários, 'Dedé' se mostrou confiante que o manauara possa desbancar Dillashaw e enfrentar Sterling. Um dos pontos mencionados pelo treinador é a disponibilidade do brasileiro, que só espera por um chamado do Ultimate para atuar, enquanto TJ se recupera de uma cirurgia e não atua desde julho de 2021.

"O Aldo não é carta fora do baralho para uma próxima disputa de título. São muitas variáveis que acontecem em uma negociação como essa. Às vezes o TJ fala que só pode lutar em dezembro e o UFC quer antes e ele fica para depois ou até espera por ele e faz outra luta. Depende de uma série de fatores. (...) Pode ser que o Aldo passe na frente porque o TJ pode não estar apto", completou o profissional.

José Aldo estreou pelo UFC em 2011, onde fez 19 lutas, venceu 13 e perdeu seis vezes. Desde a sua primeira apresentação na franquia até 2015, o brasileiro reinou absoluto no peso-pena (66 kg), até ser superado por Conor McGregor. Atualmente, o atleta se encontra em terceiro lugar no ranking do peso-galo e, na sua última apresentação, no dia 4 de dezembro, superou Rob Font, por decisão unânime dos jurados.