Topo

Francis Ngannou defende cinturão em meio à batalha salarial com o UFC

Ag. Fight

22/01/2022 06h00

O dia da tão aguardada luta entre Francis Ngannou e Ciryl Gane no UFC, finalmente, chegou. Neste sábado (22), na Califórnia (EUA), o campeão linear do peso-pesado da companhia vai colocar o título da categoria em jogo pela primeira vez diante do francês, invicto no MMA e detentor do cinturão interino, em duelo que não só irá definir quem é o melhor lutador da divisão, como também vai colocar um ponto final na rivalidade envolvendo os ex-parceiros de treino e sacramentar o futuro do camaronês nos esportes de combate.

Inclusive, a luta principal do UFC 270 apresenta uma curiosidade. Mesmo sendo campeão linear do peso-pesado, Ngannou, de acordo com as casas de apostas, não é o favorito para o embate e sim Gane. Vale destacar que o dono do cinturão interino da categoria jamais foi classificado como azarão em seus combates. O que pode justificar a posição de 'The Predator' no evento é o seu atual momento na carreira. No octógono, de fato, o camaronês brilha e possui uma sequência de cinco vitórias, sendo todas por nocaute e contra Cain Velasquez, Curtis Blaydes, Jairzinho Rozenstruik, Junior 'Cigano' e Stipe Miocic, mas, fora dele, protagoniza polêmicas.

Ngannou deixa claro que não está satisfeito no UFC. Constantemente, o campeão linear do peso-pesado reclama do tratamento que recebe da organização e de sua remuneração, que considera injusta para o patamar que possui no MMA. Além disso, como esta é a última luta em seu contrato com a companhia, o camaronês dá a entender que não vai renovar seu vínculo, até porque vem flertando com uma possível aventura no boxe. Como se não bastasse tantos problemas, 'The Predator' vai reencontrar seu antigo treinador e atual mentor de Gane, com quem tem uma relação conturbada.

No passado, Ngannou viveu na França e, lá, treinou na equipe 'MMA Factory', com Gane e sendo orientado por Fernand Lopez. Contudo, com o passar do tempo, o camaronês ganhou destaque no esporte e, em busca de permanecer nos holofotes e de melhores oportunidades, decidiu se mudar para os Estados Unidos e, consequentemente, abandonou a academia. A decisão do lutador não agradou o profissional, que atacou. O ex-treinador de 'The Predator' o acusou de tentar impedir o UFC de contratar 'Bon Gamin', o classificou como um companheiro de time desagradável e cravou que o mesmo se transformou após conquistar a fama que almejava.

Se o clima entre Ngannou e sua antiga equipe já era hostil, ficou ainda pior quando um integrante da 'MMA Factory' divulgou o registro de um treino, no qual Gane parecia levar vantagem diante do camaronês. Ao tomar conhecimento da gravação, 'The Predator' reprovou tal tática, ressaltou que o material foi editado com a intenção de prejudicá-lo e que o sparring não foi tão favorável ao francês. Chateado com o episódio, o campeão linear do peso-pesado deu o troco e afirmou que nocauteou 'Bon Gamin' com um chute alto, em um dos momentos que compartilharam na academia. Dessa vez, foi o dono do cinturão interino da categoria que acusou o rival de estar mentindo.

Agora, não há mais como o confronto envolvendo os campeões linear e interino do peso-pesado do UFC ser evitado. Dana White, líder da organização, pediu para Ngannou ignorar as distrações e focar apenas na aguardada luta contra Gane, que já está sendo classificada por parte da comunidade do MMA como uma das maiores da história da categoria e também do esporte. Empolgado, o cartola resumiu o duelo como um clássico entre força, por parte do camaronês, e técnica, por conta do francês. Entretanto, os próprios atletas garantiram que vão mostrar todo o arsenal que possuem no octógono e, confiantes, prometeram um nocaute rápido para definir o cenário da divisão.

Confira abaixo o card completo do UFC 270:

Francis Ngannou vs Ciryl Gane

Brandon Moreno vs Deiveson Figueiredo

Michel Pereira vs André Fialho

Cody Stamann vs Said Nurmagomedov

Trevin Giles vs Michael Morales

Raoni Barcelos vs Victor Henry

Jack Della Maddalena vs Pete Rodriguez

Tony Gravely vs Saimon Oliveira

Kay Hansen vs Jasmine Jasudavicius

Matt Frevola vs Genaro Valdéz

Silvana Gomez Juarez vs Vanessa Demopoulos