Topo

Jose Aldo encara Rob Font para se aproximar de disputa de título do UFC

Ag. Fight

04/12/2021 06h00

Neste sábado (4), José Aldo tem a missão de confirmar seu bom momento e se aproximar novamente de uma disputa de cinturão do Ultimate. O brasileiro faz a luta principal do UFC Vegas 44, quando mede forças diante do americano Rob Font, atual número quatro do ranking do peso-galo (61 kg) e que vive a melhor fase da carreira.

Por ser um confronto entre dois integrantes do top 5 da divisão dos galos, o vencedor se coloca em uma boa posição na corrida pelo título da categoria. Atualmente, Aldo é o quinto colocado, enquanto Font é o quarto. Os dois vêm em sequências positivas na companhia e somente um vai se manter com o sonho acesso de chegar ao topo.

A favor do brasileiro está o fato dele somar dois triunfos seguidos, o último deles sobre Pedro Munhoz, e de suas performances dentro do octógono estarem em clara crescente. Desde que migrou do peso-pena (66 kg) para os galos, em dezembro de 2019, o 'Campeão do Povo' mostra evolução e melhor adaptação à nova classe de peso. Por isso a expectativa cresce para o novo grande teste.

No entanto, o estilo de luta de Rob Font é algo que demanda atenção de Aldo. O americano é conhecido por ser um exímio trocador e preferir a luta em pé, justamente o carro-chefe do brasileiro, além de vir embalado por grande atuação em triunfo sobre Cody Garbrandt.

No Ultimate desde 2014, Rob Font nunca se firmou entre os grandes nomes do peso-galo e intercalava bons e maus resultados. Entretanto, desde 2018 o americano não sabe o que é um revés na organização e agora soma quatro triunfos seguidos. Com isso, o lutador quebrou a barreira do top 5 e agora projeta ir mais além e ficar perto do topo.

Outro brasileiro que estará presente no evento é Leonardo Santos. O campeão da segunda edição do TUF Brasil, de 41 anos, faz um combate de veteranos diante de Clay Guida, com 39. Os dois lutadores vêm de derrotas em suas últimas aparições no octógono e precisar dar uma resposta rápida para se recuperarem. Como ambos gostam da luta agarrada, é esperado que o duelo seja decidido no solo.

Confira todas as lutas:

Rob Font vs José Aldo
Brad Riddell vs Rafael Fiziev
Clay Guida vs Leonardo Santos
Jimmy Crute vs Jamahal Hill
Brendan Allen vs Chris Curtis
Bryan Barberena vs Darian Weeks
Maki Pitolo vs Duško Todorovi?
Manel Kape vs Zhalgas Zhumagulov
Jake Matthews vs Jeremiah Wells
Cheyanne Buys vs Mallory Martin
Alonzo Menifield vs William Knight
Claudio Puelles vs Chris Gruetzemacher
Alex Morono vs Mickey Gall
Louis Smolka vs Vince Morales