PUBLICIDADE
Topo

MMA


MMA

Jon Jones perde a liderança no ranking peso-por-peso do UFC para Usman

Kamaru Usman no UFC 261 - Reprodução/Instagram
Kamaru Usman no UFC 261 Imagem: Reprodução/Instagram

Ag. Fight

Ag. Fight

26/10/2021 13h54

A mais nova atualização semanal dos rankings do UFC trouxe algumas importantes mudanças. Entre elas, a queda do ex-campeão meio-pesado (93 kg) Jon Jones do topo da lista peso-por-peso, que agora passa a ser liderada pelo nigeriano Kamaru Usman, soberano dos meio-médios (77 kg).

Sem lutar desde fevereiro do ano passado, quando defendeu o cinturão meio-pesado pela última vez, antes de iniciar o processo de transição física para subir para os pesos-pesados, "Bones" segue sem previsão de estreia na nova categoria e tem sido notícia muito mais por suas polêmicas fora do octógono, como a recente prisão em Las Vegas (EUA), acusado de violência doméstica contra sua noiva, do que por suas façanhas esportivas. Com isso, Jones agora passa a ocupar a quarta colocação na lista, perdendo posições também para Alexander Volkanovski e Israel Adesanya, números dois e três na classificação atualizada.

Em compensação, Kamaru Usman - novo número um no ranking peso-por-peso do UFC - neste mesmo período de tempo defendeu o título dos meio-médios de foram bem-sucedida em três ocasiões, duas delas diante de Jorge Masvidal e uma contra o brasileiro Gilbert "Durinho", se consolidando como um dos principais nomes do MMA na atualidade e começando a ter seu nome incluído nas discussões sobre melhor lutador da categoria até 77 kg de todos os tempos, ao lado do canadense Georges St-Pierre.

Outra destacada movimentação na mais recente atualização semanal dos rankings do UFC ocorreu na divisão dos pesos-médios (84 kg). Derrotado por Marvin Vettori na luta principal da edição "Vegas 41" no último sábado (23), Paulo "Borrachinha" trocou de posição com o italiano e agora ocupa o quinto posto na classificação da divisão, enquanto o atleta da "Kings MMA" sobe três degraus e chega à segunda colocação no top 15 da divisão, atrás somente do número um Robert Whittaker e do campeão Israel Adesanya.

Vale lembrar, entretanto, que o brasileiro ainda pode ser forçado a subir de categoria pela organização, como confirmou Dana White na coletiva de imprensa pós-UFC Vegas 41. Após "Borrachinha" chegar aos Estados Unidos muito acima do peso para bater o limite da divisão dos médios e, praticamente, obrigar seu adversário a lutar como meio-pesado no evento do último sábado, o cartola afirmou que o futuro do mineiro está na categoria até 93 kg a partir de agora.

MMA