Topo

Para fazer história! Ex-vigilante pode se tornar primeiro brasileiro campeão em evento de Khabib

Ag. Fight

Ag. Fight

17/10/2021 06h00

Um ex-vigilante pode entrar para a história do MMA brasileiro neste domingo (17), na cidade de Sochi, na Rússia. Na co-luta principal do 'Eagle Fighting Championship 42', o lutador tupiniquim Patrizio 'Tiradentes' medirá forças com o russo Renat Khavalov, em disputa válida pelo cinturão peso-galo (61 kg) do evento, que é comandado pelo ex-campeão do UFC Khabib Nurmagomedov. Caso seja bem-sucedido em sua empreitada, o mineiro - que teve um começo tardio na modalidade e sofreu com a falta de oportunidades - se tornará o primeiro atleta nascido no Brasil a conquistar um título da organização russa.

Nascido em um lar já imerso no mundo das artes marciais, filho de um mestre de capoeira que também era praticante de caratê - faixa-marrom no estilo 'Kenyu-ryu' -, Patrizio iniciou sua trajetória nos esportes de combate na infância. No entanto, as circunstâncias da vida o afastaram temporariamente das lutas. Já aos 24 anos e recém-casado com sua esposa Kenia, com quem tem uma filha chamada Yasmin, o mineiro sentiu a necessidade de voltar a ter contato com as artes marciais e, através do mestre Eduardo Lopes, passou a conhecer mais de perto o muay thai e o jiu-jitsu.

Empolgado, Patrizio estreou no circuito amador de MMA e, vislumbrando um futuro como atleta, deixou o emprego de vigilante para se dedicar à carreira. Para garantir o sustento da família, o lutador - formado como instrutor de muay thai pelo seu mestre - passou a dar aulas, função que exerce até hoje, principalmente pela falta de oportunidades como atleta profissional no Brasil, um cenário, infelizmente, comum no país. Agora, diante da maior chance de sua vida até o momento, o mineiro promete não deixá-la escapar e, de quebra, fazer história.

"A expectativa é a melhor possível. Tem muito tempo que eu venho trabalhando para ter uma oportunidade como essa. Chego no meu melhor momento. Já tem tempo que eu tenho me sentido muito bem nos meus treinos. Estou em ótima forma, bem condicionado. Estou bem preparado para essa luta. Pode esperar um Patrizio focado, empenhado, agressivo. Eu vim aqui para dar show. Não vim para ficar apático. Vim para entregar tudo naquele cage. Vim para matar ou morrer, como se diz", afirmou Patrizio, em entrevista exclusiva à reportagem da Ag Fight, antes de prometer trazer o título do 'Eagle FC' para o Brasil.

"Eu venho trabalhando duro para ter grandes oportunidades como essa e eu vim para fazer história. Estou pronto, preparado para isso. Trabalhei duro a minha vida inteira. Não tive grandes oportunidades, mas agora ela chegou e eu estou aqui para mostrar o meu valor. Pode ter certeza que eu vou ser o primeiro brasileiro campeão desse evento", concluiu.

No MMA profissional desde 2015, Patrizio 'Tiradentes', de 33 anos, soma sete vitórias e nenhuma derrota em seu cartel. Assim como o brasileiro, o russo Renat Khavalov, atual campeão peso-galo do 'Eagle FC', também está invicto em sua carreira, tendo vencido os quatro combates disputados por ele até o momento.