Topo

Jake Paul bate ex-campeão do UFC e amplia invencibilidade no boxe

Jake Paul acerta golpe em Tyron Woodley durante luta de boxe - Jason Miller/Getty Images
Jake Paul acerta golpe em Tyron Woodley durante luta de boxe Imagem: Jason Miller/Getty Images

Ag. Fight

30/08/2021 01h19

A caminhada de Jake Paul no boxe profissional segue dando motivos para a empolgação de seus fãs. Aos 24 anos, o youtuber americano anotou seu quarto triunfo na modalidade, hoje, e manteve sua invencibilidade no ringue ao bater Tyron Woodley, ex-campeão dos meio-médios (77 kg) do UFC.

Jake é irmão do também youtuber Logan Paul, que enfrentou Floyd Mayweather em luta de exibição realizada em junho deste ano - o combate terminou sem vencedor.

O duelo de hoje, realizado no estado americano de Ohio, foi disputado, mas acabou dominado pela nova sensação do mundo das lutas, que venceu por decisão dividida dos jurados. Mais habilidoso, a jovem celebridade da internet soube utilizar sua vantagem de envergadura para dominar as ações e evitar os potentes ataques do veterano, enquanto, ao mesmo tempo, apostava em combinações mais precisas que garantiram vantagem em seis dos oito assaltos disputados.

Curiosamente, Paul fez a luta mais longa de sua curta carreira. Nas suas outras três apresentações, o youtuber havia nocauteado em, no máximo, dois rounds. Desta vez, porém, o calibre do seu rival se fez valer, e a disputa ganhou em emoção.

Por sua vez, Woodley, estreante no boxe profissional, voltou a sentir o gosto da derrota. Vale lembrar que o americano encerrou seu vínculo com o UFC em março deste ano após acumular sua quarta derrota seguida no octógono. Aos 39 anos, o wrestler acumulou um cartel profissional no MMA de 19 triunfos, sete derrotas e um empate.

A luta

O primeiro assalto foi marcado pelo respeito entre os atletas. Enquanto Woodley dominou o centro do ringue e tentou encurtar a distância com cruzados e overhands, Paul utilizou melhor a área do ringue e apostou em ataques singulares, ora no corpo, ora no rosto. Vantagem mínima graças a maior efetividade. Jake 10 x 9 Woodley.

Na etapa seguinte, Jake voltou a utilizar a sua vantagem de envergadura e passada de pernas para manter o oponente na longa distância e atacar com combinações simples de jab e direto que começaram a furar a defesa de Woodley. Jake 20 x 18 Woodley.

Ciente da desvantagem no placar, o ex-UFC partiu para o ataque no início do terceiro round e trabalhou com ganchos na linha de cintura. No entanto, não demorou para que o ritmo caísse até que o youtuber voltasse a dominar as ações. Cada vez mais agressivo, Jake investiu em golpes mais contundentes ao término de suas sequências. Jake 30 x 27 Woodley.

O quarto assalto foi marcado pelo poder de fogo do ex-campeão do UFC. Disposto a trocar golpes de forma franca, Woodley encontrou a distância para desferir seus cruzados e chegou a balançar o rival, que passou os três minutos da etapa na defensiva. Jake 39 x 37 Woodley.

O ritmo da disputa caiu na quinta etapa. Motivado, Woodley conseguiu encurtar a distância novamente e, embora não tenha conectado potentes cruzados, fez o suficiente para garantir nova vantagem parcial graças ao domínio territorial e à agressividade. Jake 48 x 47 Woodley.

Mais cansado, a celebridade da internet passou o sexto assalto caminhando para trás e atacando em busca de brechas na defesa do oponente. Por sua vez, o ex-UFC conteve seu ímpeto, economizou energia e investiu apenas em golpes na curta distância para impressionar os árbitros. No entanto, o volume de golpes do youtuber fez a diferença em uma etapa super equilibrada. Jake 58 x 56 Woodley.

O sétimo assalto foi interessante. Com os dois atletas visivelmente mais lentos, a vantagem no jogo de pernas do youtuber chamou a atenção. Aproveitando que Woodley seguia na busca por um nocaute, Paul voltou a utilizar toda a área do ringue e atacar com jabs e cruzados de esquerda. Bela técnica. Jake 68 x 65 Woodley.

No último round, Woodley não demorou para dominar as ações e o centro do ringue. No entanto, sua agressividade não se traduziu em efetividade, e as brechas deixadas em sua defesa foram capitalizadas por precisos golpes retos do youtuber, que a essa altura, apenas administrava a vantagem conquistada. No entanto, o excesso de defesas e as constantes 'corridas' ao redor do ringue pesaram contra o youtuber. Jake 77 x 75.