Topo

MMA


Com foco no UFC, Aldo descarta lutas de boxe contra youtubers: "Marmelada"

José Aldo luta no peso-galo do UFC - Leandro Bernardes/Ag. Fight
José Aldo luta no peso-galo do UFC Imagem: Leandro Bernardes/Ag. Fight

Carlos Antunes, no Rio de Janeiro (RJ)

Ag. Fight

13/08/2021 06h00

Nos últimos anos, astros do MMA passaram a migrar para o boxe para enfrentar atletas da nobre arte ou até mesmo youtubers. Anderson Silva e Vitor Belfort estão na primeira linha e buscaram duelos mais competitivos contra outros profissionais da nobre arte, ao contrário de Ben Askren e Tyron Woodley, que preferiam encarar Jake Paul, celebridade das redes sociais. Novamente em alta no Ultimate, após grande vitória sobre Pedro Munhoz no último sábado (7), José Aldo abriu o jogo sobre esses combates dentro do ringue.

Durante alguns anos, Aldo flertou com a possibilidade de deixar o Ultimate e ingressar no boxe, quando ainda atuava pelo peso-pena (66 kg). No entanto, após decidir competir como peso-galo (61 kg), o brasileiro adotou uma nova postura. Em entrevista exclusiva à reportagem da Ag. Fight, o 'Campeão do Povo', ao ser questionado sobre se nova tendência marcial o atrairia a mudar de ideia, foi sincero e crítico.

"Estou focado em fazer lutas dentro do UFC, de ser campeão. Isso que me mantém motivado, me fazendo procurar coisas novas e aprendendo sempre até ser campeão de novo. Gosto de boxe, mas não faria uma marmelada dessa, lutar contra um youtuber. Respeito quem faça, porque o lado financeiro é muito bom, mas pela minha filosofia eu não me vejo fazendo uma marmelada dessa, enfrentar um cara que nunca fez uma arte marcial", disse o atual quinto colocado do ranking dos galos, emendando.

"(Caso lutasse boxe) A ideia era lutar com outros lutadores que têm nome, que já foram campeões. Mas para isso eu teria que fazer várias lutas de boxe antes, mostrar a minha habilidade e que tenho condições de chegar para encarar alguém do boxe", concluiu.

No MMA profissional desde 2004, José Aldo, de 34 anos, disputou 37 lutas, venceu 30 e perdeu sete vezes. De 2011 a 2015, o brasileiro foi campeão dominante da categoria peso-pena. Depois de perder seu título para Conor McGregor, o lutador recuperou seu posto em 2016, mas em 2017 ficou novamente sem o cinturão após derrota para Max Holloway. Seus triunfos de maior destaque na organização foram diante de Chad Mendes (duas vezes), Frankie Edgar (duas vezes), Kenny Florian, Urijah Faber e 'Zumbi Coreano'.