Topo

Brasileira é finalizada por rival invicta e desmaia no octógono

Brasileira Lara Procopio é finalizada pela escocesa Casey O"Neill no UFC Fight Night - Chris Unger/Zuffa LLC
Brasileira Lara Procopio é finalizada pela escocesa Casey O'Neill no UFC Fight Night Imagem: Chris Unger/Zuffa LLC

Diego Ribas, em Las Vegas (EUA)

Ag. Fight

19/06/2021 18h05

Apontada pela imprensa especializada como uma das promessas do Brasil no peso-mosca (57 kg), Lara Procópio sofreu no UFC Vegas 29. No evento deste sábado (19), em Las Vegas (EUA), a mineira enfrentou a talentosa Casey O'Neill e não só foi finalizada pela rival invicta, como também perdeu a consciência no octógono.

Agora, Lara, de 25 anos, possui duas derrotas e uma vitória no UFC. A brasileira iniciou sua carreira no MMA em 2015 e, quatro anos depois, chegou na maior organização de MMA do mundo. A mineira venceu as lutas que disputou no circuito nacional, porém perdeu a invencibilidade em sua estreia no Ultimate. Após trocar o peso-galo (61 kg) pelo peso-mosca, a atleta se reencontrou com as vitórias, mas voltou a sucumbir, quando almejava ocupar uma vaga no top-15 da categoria.

A luta

Logo no início do combate, O'Neill tomou a iniciativa, mas Lara acertou melhores golpes e clinchou. Na grade, a australiana travou a luta. De volta no centro do octógono, a brasileira acertou um direto em O'Neill, que revidou da mesma forma. A luta seguiu aberta, com as atletas trocando joelhadas e chutes. Com o duelo, novamente, na grade, Lara conseguiu a queda, mas não dominou a posição. Em pé, O'Neill voltou mais afiada e acertou melhores golpes e defendeu uma nova tentativa de queda.

No segundo round, O'Neill voltou com mais agressividade, mas, rapidamente, foi derrubada por Lara. No solo, a australiana atacou mesmo por baixo, com cotoveladas e atrapalhou a progressão da brasileira. Em pé, O'Neill optou por usar o clinch e soltar joelhadas. Quando Lara tentou uma nova queda, caiu por baixo, recebeu mais cotoveladas e não conseguiu sair da posição de desvantagem.

No terceiro e último round, O'Neill derrubou Lara e ficou em posição de vantagem. Ao prender um dos braços da brasileira, a australiana aplicou uma sequência de golpes que quase encerrou o combate. A mineira resistiu e sobreviveu a uma tentativa de finalização, mas, novamente, permitiu que a adversária ficasse em boa posição no combate. Claramente no controle da situação, O'Neill foi para as costas da rival e depois de muito tentar, conseguiu finalizar via mata-leão. O desfecho foi impactante, já que Lara não deu os tradicionais três tapinhas de desistência e acabou perdendo a consciência no octógono.

Joaquim 'Neto BJJ' é nocauteado em segundos no UFC

Sem atuar desde 2019, Joaquim Silva estava com fome de luta e isso foi um dos fatores que ocasionou sua derrota. Conhecido por ser dono de um estilo de luta explosivo, o brasileiro partiu para cima do de Rick Glenn e acabou nocauteado em 37 segundos. O primeiro golpe do americano que abalou 'Neto BJJ' foi um cruzado de esquerda. Na sequência, Joaquim levantou, mas como estava abalado, não resistiu ao novo ataque do oponente. Com o rival indefeso, Glenn liquidou a fatura na base do 'ground and pound'.

Joaquim Silva, de 32 anos, é membro do peso-leve (70 kg) e integra o UFC desde 2015. Pela maior organização de MMA do mundo, 'Neto BJJ' disputou sete lutas, venceu quatro e perdeu três vezes. Atualmente, o atleta vive momento delicado na companhia, já que possui duas derrotas seguidas.

Acompanhe os resultados do UFC Vegas 29:

Rick Glenn nocauteou Joaquim 'Neto BJJ' no 1º round;
Casey O'Neill finalizou Lara Procópio no 3º round.