Topo

MMA


Bontorin encerra má fase ao vencer no UFC; Viviane Araújo perde para rival

Bontorin encerra má fase ao vencer no UFC; Viviane Araújo perde para rival - Troy Taormina-USA TODAY Sports
Bontorin encerra má fase ao vencer no UFC; Viviane Araújo perde para rival Imagem: Troy Taormina-USA TODAY Sports

Diego Ribas, em Houston (EUA)

Ag. Fight

16/05/2021 01h13

Rogério Bontorin e Viviane Araújo proporcionaram emoções diferentes aos fãs brasileiros. No UFC 262, evento realizado neste sábado (15), em Houston (EUA), os atletas se envolveram em lutas dramáticas contra Matt Schnell e Katlyn Chookagian, respectivamente. Antes dos confrontos, Rogério estava em má fase e 'Vivi' se encontrava em bom momento, porém o show modificou o quadro.

Rogério Bontorin, de 27 anos, encerrou o momento delicado que vive no UFC com a boa vitória sobre Matt Schnell. Agora, sem pressão, o brasileiro busca se consolidar no peso-mosca da organização. Atualmente, o atleta ocupa o nono lugar no ranking da categoria. Contratado pelo Ultimate após participar da edição brasileira do reality 'Contender Series', em 2018, o paranaense estreou pela empresa um ano depois. Nela, o lutador disputou cinco combates, venceu três e perdeu duas vezes.

Já Viviane Araújo, de 34 anos, perdeu para Katlyn Chookagian e encerrou a sequência de duas vitórias. Além disso, a atleta, sétima no ranking do peso-mosca, também pode cair posições no ranking da categoria. A atleta iniciou sua trajetória no Ultimate em 2019, realizou seis combates, superou quatro adversárias e levou a pior duas vezes. Seus triunfos mais importantes no esporte foram diante de Alexis Davis e Roxanne Modafferi.

Rogério Bontorin vence Matt Schnell em luta emocionante

Originalmente, a luta entre Matt Schnell e Rogério Bontorin aconteceria nos galos (61 kg), mas como o brasileiro apresentou problemas na balança, o duelo foi em peso-casado. De qualquer forma, os atletas já informaram que vão permanecer no peso-mosca. Maior e mais rápido, Schnell fez uso de seu porte físico e atacou o brasileiro sem se expor no primeiro round. O americano aplicou jabs e chutes para pontuar. Em uma troca de golpes franca, o lutador levou vantagem.

Aos poucos, Bontorin entrou no combate, equilibrou as ações no segundo assalto e acertou cruzados e jabs. Schnell respondeu os ataques do adversário, mas de maneira pouco incisiva. Na terceira e decisiva parcial, o americano apostou nos socos e parecia levar vantagem por estar menos cansado. Em situação desfavorável, o brasileiro partiu para o ataque, aplicou uma blitz no rival e quase nocauteou. Com o oponente abalado, Bontorin quedou e controlou a luta no solo, na base do jiu-jitsu e do ground and pound. Mais uma vez, o atleta chegou perto de nocautear Schnell e levou a melhor na decisão unânime dos juízes.

Derrotada, Viviane Araújo se afasta de disputar o cinturão do peso-mosca

O duelo entre Katlyn Chookagian e Viviane Araújo colocou frente a frente duas integrantes do top-10 do peso-mosca. Sendo assim, a vencedora iria se aproximar de disputar o título da categoria, dominada por Valentina Shevchenko. Tanto Chookagian, quanto Viviane optam pela trocação em seus combates, porém a dupla possui estilo de luta diferente. Enquanto a americana aposta no volume de golpes, a brasileira é mais agressiva. O confronto entre as profissionais foi bastante movimentado e de alto nível, digno da posição que ambas ocupam no ranking da divisão.

No primeiro round, Viviane se mostrou à vontade, foi agressiva e acertou os melhores golpes na adversária. Contudo, como adotou um ritmo acelerado, aos poucos, a brasileira se cansou e esse foi o ponto de virada para Chookagian no octógono. A partir do segundo assalto, a americana, que já disputou o cinturão da categoria, utilizou sua experiência, bom condicionamento físico e volume nas investidas para virar o combate. Com o segundo triunfo seguido, Chookagian defendeu a posição de número dois no ranking do peso-mosca e passou a projetar um novo encontro com Valentina.

Acompanhe os resultados do UFC 262:

Rogério Bontorin venceu Matt Schnell por decisão unânime;
Katlyn Chookagian venceu Viviane Araújo por decisão unânime;
Edson Barboza nocauteou Shane Burgos no 3º round;
André 'Sergipano' finalizou Ronaldo 'Jacaré' no 1º round;
Lando Vannata venceu Mike Grundy por decisão dividida;
Jordan Wright nocauteou Jamie Pickett no 1º round;
Andrea Lee finalizou Antonina Shevchenko no 2º round;
Priscila 'Pedrita' nocauteou Gina Mazany no 2º round;
Tucker Lutz venceu Kevin Aguilar por decisão unânime;
Christos Giagos finalizou Sean Soriano no 2º round.