PUBLICIDADE
Topo

MMA


MMA

'Cara de Sapato' celebra finalização em estreia no PFL: "Para lavar a alma"

Antônio Cara de Sapato agora é lutador do PFL - Marcelo de Jesus/UOL
Antônio Cara de Sapato agora é lutador do PFL Imagem: Marcelo de Jesus/UOL

Carlos Antunes, no Rio de Janeiro (RJ)

Ag. Fight

09/05/2021 08h00

Depois de três anos sem sentir o sabor da vitória, Antônio 'Cara de Sapato' voltou a sorrir após uma luta, e logo na sua estreia no PFL. Depois de deixar o UFC no início deste ano, o brasileiro planejava recomeçar sua carreira e viu na organização presidida por Ray Sefo a grande chance. No último dia 29 de abril, o faixa-preta de jiu-jitsu fez jus às expectativas em seu nome e finalizou Tom Lawlor logo no primeiro round.

Em entrevista exclusiva à reportagem da Ag. Fight, 'Cara de Sapato' se mostrou empolgado com seu início de trajetória no PFL. O brasileiro recordou que precisava de um resultado positivo para espantar a má fase que o acompanhava desde 2018. Além disso, o lutador celebrou o fato de ter voltado a usar seu jiu-jitsu para terminar um combate - o paraibano não finalizava um rival desde Tim Boetsch, em seu último triunfo pelo UFC.

"A luta foi maravilhosa. Estou feliz demais. Foi para lavar a alma, porque estava em uma fase muito difícil, com três derrotas, três cirurgias. Foi um tempo difícil e estrear com grande vitória, contra um cara de nome, com uma finalização, foi perfeito. No primeiro round foi melhor ainda porque podemos juntar os pontos necessários para fazer uma boa luta na próxima apresentação para ir para as semifinais, depois ir para a final e ganhar esse um milhão (de dólares, cerca de R$ 5,4 milhões)", disse o campeão do TUF Brasil 3.

'Cara de Sapato' também destacou a sua performance em retorno aos meio-pesados (93 kg). Durante praticamente toda sua trajetória no UFC, o atleta atuou no peso-médio (84 kg) e na parte final de sua participação na organização não rendia o esperado, acumulando derrotas. No entanto, agora sem precisar passar pelo drástico corte de peso, o paraibano adiantou que se sentiu muito melhor e prometeu grandes apresentações.

"Me senti muito melhor fisicamente e emocionalmente, porque a perda de peso me desgastava demais. Nos meio-pesados me encaixei muito bem. No TUF lutei no peso-pesado, apesar de nunca ter sido. Na época estava até mais leve do que hoje e agora acostumado a treinar com a galera mais pesada, como o 'Cigano', 'Buchecha' e a galera da ATT. Essa é a minha categoria mesmo. Vou render muito melhor agora", explicou.

Após uma carreira de sucesso no jiu-jitsu, 'Cara de Sapato' migrou para o MMA em 2013. Depois de três vitórias seguidas, o brasileiro conseguiu uma vaga no TUF Brasil e faturou o título em 2014, ao superar Vitor Miranda na final. Com essa conquista, o atleta ganhou um contrato com o UFC, onde ficou por sete anos. Na modalidade, o lutador disputou 17 combates, sendo 11 triunfos, cinco derrotas e um 'no contest' (luta sem resultado).

MMA