Topo

MMA


'Cigano' entra com recurso para anular derrota em última luta no UFC

Junior Cigano, antes da luta com Jairzinho Rozenstruik - Jeff Bottari/Zuffa LLC
Junior Cigano, antes da luta com Jairzinho Rozenstruik Imagem: Jeff Bottari/Zuffa LLC

Ag. Fight

Ag. Fight

18/03/2021 16h14

Derrotado por Ciryl Gane no que viria a ser sua luta de despedida do UFC, Júnior 'Cigano' ainda não engoliu o resultado negativo diante do francês, especialmente pela forma como o combate foi definido. De acordo com o site 'MMA Fighting', o ex-campeão peso-pesado entrou com um recurso junto à Comissão Atlética de Nevada, a fim de revogar o revés sofrido em dezembro do ano passado, na edição 256 do Ultimate, realizada em Las Vegas (EUA).

Vindo de três derrotas consecutivas, 'Cigano' chegou para o duelo contra Gane com a corda no pescoço, precisando retomar o caminho das vitórias. Porém, a missão do brasileiro foi encerrada ainda no segundo round do combate, após o ex-campeão ser atingido por uma forte cotovelada que o levou à lona, obrigando o árbitro central a interromper a peleja, declarando a vitória do francês.

Imediatamente após o término do combate, ainda dentro do octógono do UFC 256, 'Cigano' protestou contra a decisão do árbitro, alegando que a cotovelada havia atingido sua nuca e, portanto, seria um golpe ilegal. Sem sucesso na reclamação, o catarinense viu na esfera legal o caminho para buscar justiça e anular o resultado do embate.

Depois da apelação inicial, protocolada em janeiro deste ano, a Comissão solicitou informações adicionais, que foram anexadas ao processo pela advogada do lutador brasileiro, Ana Guedes, em documento enviado à entidade neste mês. No recurso, a equipe jurídica que representa o ex-campeão alega que o árbitro cometeu um erro de interpretação da regra, um dos quatro motivos pelos quais a Comissão de Nevada admite rever o resultado de uma luta.

"Nós não alegamos que o árbitro não viu a falta; pelo contrário, ele viu o golpe na parte de trás da cabeça do Júnior, mas como resultado de sua interpretação errônea da regra, ele erroneamente falhou em apontar a falta, e ele erroneamente atribuiu a vitória adversário do ofendido, Ciryl Gane", aponta o recurso.

Apesar da polêmica, o UFC decidiu encerrar a trajetória de Júnior 'Cigano' na organização. Depois de 12 anos de serviços prestados à entidade, o ex-campeão dos pesos-pesados foi dispensado no início de março, encerrando sua passagem na principal organização de MMA do planeta com 15 vitórias e oito derrotas.