Topo

Brasileiros marcam presença no card em Las Vegas em busca de consolidação no UFC

Ag. Fight

Ag. Fight

27/02/2021 06h00

Mayra 'Sheetara', Pedro Munhoz e Thiago Moisés, esses são os lutadores escalados para representar o Brasil no UFC Vegas 20. No evento realizado neste sábado (27), em Las Vegas (EUA), os atletas vão enfrentar Montana De La Rosa, Jimmie Rivera e Alexander Hernandez, respectivamente, e visam alcançar um lugar de destaque na organização e também em suas categorias.

Pelo peso-galo (61 kg), Pedro Munhoz e Jimmie Rivera disputam uma revanche que tem tudo para colocar o vencedor entre os cinco melhores da categoria. Atualmente, o brasileiro se encontra em oitavo no ranking da divisão e o americano é dono da nona posição. O primeiro duelo entre a dupla aconteceu em 2015, no Brasil, e, mesmo atuando em casa, o paulista foi derrotado na decisão dividida dos juízes. Seis anos depois, os lutadores se cruzam novamente e não são mais os mesmos. Hoje, Pedro e Rivera são realidade nos galos do UFC. Os atletas não só enfrentaram, como também venceram oponentes de alto nível. O brasileiro, inclusive, já integrou o top-5.

Por mais que sejam dois profissionais completos, Pedro prefere realizar combates dinâmicos e aposta na trocação, enquanto o americano, corpulento, costuma optar por duelos travados e se destaca pelo wrestling. Na última luta, realizada em agosto, 'The Young Punisher' foi superado por Frankie Edgar na decisão dividida dos juízes e o resultado gerou discussão. Apesar da boa atuação, o paulista vive momento delicado no esporte, com duas derrotas seguidas na organização. Já 'El Terror' encerrou a má fase em julho, quando controlou Cody Stamann. A importância da revanche não acirrou os ânimos dos protagonistas, que se respeitaram e não apelaram para o conhecido 'trash talk'.

Parte dos fãs de MMA costuma destacar apenas o top-15 de cada categoria, porém, fora deles, existem atletas que merecem atenção e que estão prontos para integrar a elite. Esse é o caso da luta entre Alexander Hernandez e Thiago Moisés, que encerra o card preliminar da atração. Só que, ao contrário do confronto entre os galos, o choque entre os integrantes do peso-leve (70 kg) não possui um clima amistoso. Pelo contrário, provocações aconteceram e elas partiram do americano. Hernandez, que já integrou o ranking da divisão, minimizou a qualidade do atual oponente e afirmou que vai ficar surpreso se o duelo passar do primeiro round.

Por sua vez, Thiago adotou uma postura diferente, porém não se intimidou com a declaração do rival. Após um início conturbado no UFC, no qual perdeu dois dos três primeiros combates que realizou, o paulista se recuperou e venceu nomes conhecidos, como Bobby Green e Michael Johnson. O produto da ATT, de 25 anos, é especialista em jiu-jitsu, mas, aos poucos, começa a evoluir na trocação. Hernandez leva certo perigo na luta em pé, mas, no passado, sofreu com problemas de condicionamento, ou seja, cansou e foi nocauteado por Donald Cerrone e Drew Dober. A expectativa é de que a dupla realize um confronto movimentado e que o vencedor fique próximo de integrar o top-15 do peso-leve.

O MMA feminino também tem espaço no UFC Vegas 20. Pelo peso-mosca (57 kg), Mayra 'Sheetara' e Montana De La Rosa se enfrentam, também de olho em uma vaga no top-15. Inclusive, as atletas possuem estilos parecidos. Tanto Mayra quanto Montana venceram a maioria de suas lutas por finalização. Geralmente, quando dois grapplers se encontram, a tendência é que se anulem no octógono e o combate se desenvolva na trocação. Caso isso, de fato, ocorra, a brasileira pode estar em vantagem, já que treina na Chute Boxe e apresenta maior desenvoltura no muay thai do que a adversária. Para o duelo, a mineira vem embalada pela vitória por finalização sobre Mara Romero Borella, em setembro. Já Montana foi derrotada por Viviane Araújo, no mesmo mês, em confronto que se desenvolveu, justamente, em pé.

Confira o card completo do evento:

Jairzinho Rozenstruik vs Ciryl Gane
Nikita Krylov vs Magomed Ankalaev
Montana De La Rosa vs Mayra 'Sheetara'
Pedro Munhoz vs Jimmie Rivera
Angela Hill vs Ashley Yoder
Alex Caceres vs Kevin Croom
Thiago Moisés vs Alexander Hernandez
Sabina Mazo vs Alexis Davis
Vince Cachero vs Ronnie Lawrence
Dustin Jacoby vs Maxim Grishin