Topo

Mayra 'Sheetara' exalta parceria e importância da namorada em sua carreira

Ag. Fight

Ag. Fight

25/02/2021 06h00

Acostumada a contar com a presença dos familiares e da namorada em suas lutas, Mayra 'Sheetara' Bueno sofreu ao não poder comemorar com eles sua vitória sobre a italiana Mara Romero Borella, conquistada em setembro do ano passado, em Las Vegas (EUA). Escalada novamente para lutar na cidade norte-americana, ainda em meio à pandemia do novo coronavírus e todas as restrições causadas por ela, a lutadora mineira viu o destino contribuir para que a situação não se repetisse.

No próximo sábado (27), quando subir no octógono do UFC Vegas 20, para encarar a americana Montana De La Rosa, Mayra terá o apoio presencial de seus treinadores e de sua namorada, a também lutadora Glória de Paula. Recém-contratada pelo Ultimate, após destacada apresentação no 'Contender Series', Glorinha, como é conhecida, teve sua estreia na organização marcada para o evento do dia 13 de março e, com isso, antecipou sua viagem para finalizar sua preparação nos Estados Unidos e, obviamente, acompanhar 'Sheetara'.

"Na minha última luta, eu ganhei no primeiro round. Acabou a luta, era para eu estar muito feliz, certo? Mas eu liguei para ela (Glorinha) e falei: 'Eu não quero mais lutar, eu não quero mais treinar, eu não quero fazer mais nada'. Porque eu estou acostumada a levar minha família para onde eu vou. Sempre levo minha mãe, minhas sobrinhas, meus irmãos, a Glorinha", contou 'Sheetara', em entrevista exclusiva à reportagem da Ag Fight, antes de completar.

"E daquela vez acabou a luta e eu só tinha meus professores, que, lógico, são o meu suporte, mas eu não tinha a minha família ali. Então, foi uma experiência muito ruim para mim. Dessa vez a gente já tratou logo de trazê-la porque eu não quero ficar sem ela. Ela é um suporte gigantesco para mim", declarou a atleta da equipe 'Chute Boxe São Paulo', confirmando que retribuirá o apoio da namorada: "Com certeza (vou estar presente na luta da Glorinha). Se eu não estiver aqui na estreia dela (no UFC), eu nem deixo ela estrear (risos)".

A importância da namorada na carreira de 'Sheetara' vai muito além da presença física dela nos seus combates. Principal parceira de treinos da peso-mosca (57 kg), Glorinha também teve influência direta em uma significativa mudança implementada pela mineira em sua rotina profissional. Constantemente afetada por lesões até pouco tempo atrás, Mayra decidiu seguir o conselho da amada e diminuir a carga de treinamentos, o que, de acordo com a própria lutadora, surtiu efeito imediato.

Além do descanso físico, a nova atleta do plantel do Ultimate sugeriu outra importante medida a ser tomada durante a preparação, esta focada no bem-estar mental das duas. Pensando nisso, faltando cerca de um mês para o compromisso de 'Sheetara' pelo UFC, o casal partiu em uma viagem para Ilhabela, no litoral de São Paulo, onde ambas puderam relaxar e recarregar as baterias para a fase final dos respectivos camps de treinamentos.

"Eu sempre fui uma pessoa que me dediquei muito. Eu sempre treinei muito, fazia de quatro a cinco treinos por dia. E eu comecei a perceber que isso estava me desgastando. Ou eu trocava essa forma de treinar - porque eu tinha muitas lesões - ou eu acabaria sempre me lesionando. Sempre com a cabeça muito cheia de treino. Então, a Glorinha começou a colocar na minha cabeça que eu não podia só treinar", explicou Mayra, antes de continuar.

"Eu treinava cinco vezes por dia. Domingo eu não tinha descanso. E ela falou para mim: 'Vamos tentar uma estratégia diferente nesse camp. Vamos tentar deixar a vida um pouco mais leve, sem sair do nosso foco. Mas vamos descer um fim de semana para a praia, dar uma curtida'. E, de verdade, eu não acho que alterou (para pior) em nada. Muito pelo contrário, a minha cabeça ficou mais fresca e eu aprendi muitas coisas nesse final de semana que a gente usou para descansar. Foi difícil, mas foi bem proveitoso", contou.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por mayra sheetara (@mayra_sheetara)


Apesar de focada no desafio do próximo sábado, Mayra não esconde sua ansiedade pela estreia da namorada e já vislumbra uma grande apresentação. Presença garantida no córner da amada no dia 13 de março, 'Sheetara' exaltou a forma física e técnica atual de Glorinha e prometeu que a peso-palha "chocará o mundo" já na sua primeira experiência no octógono do Ultimate.

"Não estou falando como companheira dela, estou dizendo como atleta que treina com ela, eu nunca vi a Glorinha tão bem. Eu sou uma das pessoas que mais pega no pé da Glorinha. Tem dia que ela até fala para mim: 'Eu não te aguento. Você pega demais no meu pé. Desse jeito não dá'. E eu nunca vi a Glorinha tão bem preparada, tão forte, tão rápida. Eu acho que ela tem tudo para chocar o mundo na estreia dela, tem tudo para mostrar que essa magrelinha é forte (risos)", concluiu a mineira.

Com a carreira atrapalhada por algumas lesões, Mayra Sheetara possui apenas oito combates no MMA profissional, tendo vencido sete e perdido apenas um dos duelos disputados. Pelo UFC, onde assinou contrato após passar pelo programa 'Contender Series', assim como sua namorada, a mineira soma dois triunfos, ambos por finalização, e um revés.