Topo

Thiago 'Pitbull' destaca estratégia perfeita em vitória de Poirier e agradece McGregor

Ag. Fight

Ag. Fight

28/01/2021 06h00

No último sábado (23), Dustin Poirier conquistou uma das vitórias mais impactantes de sua carreira no MMA. Na luta principal do UFC 257, o americano nocauteou Conor McGregor no segundo round e se colocou mais perto de disputar o título dos pesos-leves (70 kg) novamente. Para isso, o atleta abusou dos chutes na canela do rival irlandês, que sentiu os golpes. E o brasileiro Thiago 'Pitbull', ex-atleta do Ultimate, foi fundamental para que o 'Diamond' utilizasse tal estratégia com sucesso.

Desde que deixou o UFC no fim de 2019 e passou a fazer parte do 'Bare Knuckle FC', evento de boxe sem luvas, 'Pitbull' começou a trabalhar de maneira integral no elenco de treinadores da 'American Top Team'. Poirier, por sua vez, é um dos atletas que conta com a supervisão do brasileiro, tanto que o escolheu como corner para o duelo. Por isso, em entrevista exclusiva à reportagem da Ag. Fight, Thiago fez questão de exaltar a atuação do seu pupilo e de dividir com a equipe a eficiência da tática utilizada contra Conor.

"O Dustin teve uma vitória perfeita. Assim que começou a luta ele já colocou para baixo, segurou um pouquinho no chão. Na trocação, o McGregor conectou uns bons diretos de esquerda, mas o Dustin arrebentou aquela perna. Se for olhar pelo aspecto do round, o Dustin teve uma queda e na trocação foi lá e cá, mas a queda deu o round para ele", contou o ex-meio-médio (77 kg) do UFC, antes de citar que o mérito da vitória de Dustin ter começado com os 'low kicks' deve-se a sinergia entre o lutador e todo o seu time.

"Todos os treinadores se juntaram e viemos com essa estratégia. Foi uma ideia do time. Eu sou o treinador dele de muay thai, a gente treina chute, queda, tudo. A estratégia para essa luta foi perfeita. Eu gosto de dar opção para os atletas que treino. O Poirier é um monstro. Tudo que ele faz é pesado. Soco é pesado, o chute é pesado. Então sabíamos que era continuar tocando que ele ia cair do jeito que caiu", explicou 'Pitbull'.

Apesar de dividir os louros da vitória com os outros técnicos, Thiago demonstrou felicidade ao ser mencionado por McGregor logo após o duelo principal do evento. Ao relembrar momentos delicados no embate em decorrência dos chutes baixos, o irlandês admitiu que já esperava passar por situação parecida porque viu o brasileiro, especialista nesse tipo de ataque, no córner do rival

"McGregor é o maior superstar que tivemos no MMA. O que ele fez pelo esporte foi inacreditável, mudou praticamente o status financeiro de um lutador, além de ser campeão de duas categorias. Ser reconhecido por ele foi bem legal. Não sou um cara que gosto de me autopromover. Quando a gente faz um trabalho bem feito, pessoas vão falar por você. É muito bom escutar isso de um cara inteligente como o McGregor", disse o atleta que já lutou pelo título dos meio-médios (77 kg) do UFC em 2009, quando foi superado por Georges St-Pierre.

Com o triunfo de Poirier, o americano está perto de ser campeão linear da divisão. Caso Khabib Nurmagomedov, atual detentor do título, se mantiver aposentado, o americano deve ser escalado para o duelo que vai valer a coroa da categoria. Mas para 'Pitbull', que adiantou não apostar no retorno de 'The Eagle', o americano deve ser o novo campeão.

"Para mim, ele é o campeão, mas só não tem o cinturão. É aquele campeão sem coroa. Não posso falar pelo Dustin com quem ele vai lutar a próxima. Mas quem for a próxima vítima vamos nos preparar para ele sair com a vitória", finalizou o brasileiro.

Com seis vitórias nas últimas sete lutas, Dustin Poirier vive seu melhor momento na carreira no Ultimate. Por isso, o ex-campeão interino do peso-leve deve ser apontado como lutador principal para disputar o título da categoria. Agora resta saber contra quem. Charles 'Do Bronx' e Michael Chandler aparecerm como favoritos a assumir esse posto.

No dia 11 de setembro de 2020, Thiago 'Pitbull' iniciou com sucesso mais uma etapa de sua carreira, mas desta vez distante do MMA. Após 14 anos defendendo a bandeira do UFC, o brasileiro estreou com vitória no Bare Knuckle FC, evento de boxe sem luvas ao superar o americano Julian Lane por decisão dividida dos jurados. Desde então, o atleta ainda não atuou novamente pela franquia e tem previsão de retorno para março.