Topo

Francisco Figueiredo faz autocrítica sobre estreia no UFC e admite erro na reidratação

Ag. Fight

Ag. Fight

22/01/2021 08h00

O UFC Fight Island 8, evento que foi realizado na última quarta-feira (20) na 'Ilha da Luta', em Abu Dhabi (EAU), carregava expectativa extra pela estreia de Francisco Figueiredo, irmão do campeão peso-mosca (57 kg) do Ultimate, Deiveson. Mas apesar do triunfo sobre Jerome Rivera, por decisão unânime dos jurados, o paraense criticou sua apresentação e explicou o motivo de não ter se soltado mais durante o combate.

Em entrevista exclusiva à reportagem da Ag. Fight, o atleta natural de Soure (PA) revelou que se sentiu cansado durante o combate e, por isso, não seguiu a estratégia planejada, que era buscar terminar a luta antes da decisão dos juízes. Por isso, Francisco apontou para o processo de perda de peso para justificar o rendimento abaixo do esperado.

"Após a luta eu pensei que tinha sido o cardio, porque estava sem meu preparador físico no Pará, que estou acostumado a treinar. Dificilmente eu sinto meu gás nas lutas. Mas depois eu analisei com calma e acho que foi a questão do peso mesmo. Primeira vez que luto nessa categoria e não consegui ganhar muito peso depois. Lutei com 63 kg, estava muito magro. Era para ter lutado com 66 kg. Acho que a questão foi essa e afetou no gás", admitiu o peso-mosca, antes de reprovar a sua performance.

"Não achei que foi uma boa atuação. Claro que fiquei feliz de ganhar, de ter feito o suficiente para ganhar. Senti que estava sem conseguir soltar meu jogo, estava lento. Então mudei a estratégia, pois senti que tinha mais força que ele, estava botando para baixo fácil e decidi investir nas quedas para levar a luta por pontos mesmo. Eu pressiono muito, gosto de lutar e me envolver com meu adversário. Mas não consegui por não estar em condições boas de pressionar, estava sem aquele gás. Então dei uma segurada. Na próxima luta vou fazer tudo certo para pressionar e nocautear", completou.

Embora tenha feito uma autocrítica da sua performance, Figueiredo celebrou a realização do sonho de conseguir estrear na maior organização de MMA do mundo com vitória. O atleta citou que sabia da pressão que existia entorno sua luta, mas valorizou seu lado psicológico para lidar com essa situação e alertou seus colegas de categoria.

"Bate um frio na barriga, mas estava muito concentrado e sabia dessa pressão toda. É um evento que sempre tive um sonho de lutar, trabalhei a vida toda para chegar. Mas trabalhei bem minha cabeça sobre isso. Estava focado somente no meu rival. Mas foi a realização de um sonho e só começo. Ainda tenho muita vitória pela frente e fiquei feliz de estrear com o pé direito. Por enquanto quero me estabilizar na categoria, ter uma grande vitória para depois chamar os caras e colocar o bicho para fora", celebrou.

No MMA profissional desde 2009, Francisco Figueiredo soma 12 vitórias, três derrotas e um 'No Contest' (luta sem resultado) na carreira. O principal momento na carreira do paraense, até o momento, aconteceu em abril de 2018, quando ele nocauteou Manoel 'Maranhão' e conquistou o cinturão interino do peso-galo do Jungle Fight.