Topo

Max Holloway e Calvin Kattar dão início a temporada 2021 do UFC na 'Ilha da Luta'

Ag. Fight

Ag. Fight

16/01/2021 06h00

Os fãs de MMA têm motivos de sobra para comemorar. Neste sábado (16), o Ultimate dá o pontapé inicial em sua programação para 2021 justamente na famosa 'Ilha da Luta', em Abu Dhabi (EAU). O 'main event' do 'UFC Fight Island 7' será protagonizado pelo encontro entre Calvin Kattar e Max Holloway, válido pela divisão dos pesos-penas (66 kg) da organização e que pode modificar o topo do ranking da categoria. O Brasil marca presença na atração com Carlos 'Boi' e Vanessa Melo, que enfrentam Justin Tafa e Sarah Moras respectivamente. Os outros destaques do show ficam por conta do duelo entre os veteranos Carlos Condit e Matt Brown e do retorno do argentino Santiago Ponzinibbio.

A luta principal coloca frente a frente dois atletas que possuem status distintos no MMA e que também vivem momentos diferentes. Atualmente, Max Holloway, ex-campeão do peso-pena do UFC, vem de duas derrotas seguidas para Alexander Volkanovski e busca se reencontrar com as vitórias. Essa será a primeira vez, desde 2016, que o havaiano não disputa o cinturão. Por sua vez, Calvin Kattar não possui tanta fama no esporte, mas, aos poucos, cresce na modalidade. O atleta venceu dois combates seguidos, escalou o ranking da categoria e ganhou a oportunidade de disputar o maior embate de sua carreira. Como a dupla é especialista na trocação, a expectativa dos fãs é de que o duelo seja empolgante e ocorra justamente nessa área. Vale lembrar que Holloway prometeu algo especial no octógono e Kattar acusou o adversário de menosprezá-lo. A certeza é de que o vencedor ficará próximo de disputar o título da classe.

No peso-pesado, Carlos 'Boi' enfrenta Justin Tafa em busca da segunda vitória no UFC e para se aproximar do top-15 da categoria. A curiosidade é que essa será a terceira luta do brasileiro pela organização e a terceira realizada na 'Ilha da Luta. Em sua última aparição, o baiano superou Yorgan de Castro. Confiante, 'Boi' provocou o atual adversário, o chamou de 'frouxo' e duvidou que o mesmo vai resistir ao poder de seus golpes. Por outro lado, Tafa é conhecido por sua agressividade na trocação e, inclusive, todas as vitórias que possui foram por nocaute. Pelo peso-galo (61 kg), Sarah Moras e Vanessa Melo fazem um confronto dramático, no qual a derrotada corre sério risco de ser cortada. A brasileira perdeu as três lutas que disputou pela companhia, enquanto que a canadense perdeu cinco das oito vezes que subiu no octógono.

Apesar da idade avançada no MMA, os veteranos Carlos Condit e Matt Brown prometeram dar um show no octógono. O primeiro, ex-campeão interino dos meio-médios (77 kg) do UFC, voltou a atuar depois de dois anos e encerrou a sequência de cinco derrotas ao dominar Court McGee em outubro. O segundo foi nocauteado em maio e não descartou anunciar a aposentadoria após o aguardado embate. Vale lembrar que o encontro foi cancelado algumas vezes por lesões e isso fez o clima entre a dupla ficar pesado. Como 28 das 31 vitórias de Condit foram pela via rápida (15 por nocaute e 13 por finalização) e 20 dos 22 triunfos de Brown ocorreram da mesma forma (14 por nocaute e seis por finalização), dificilmente, a luta vai ser decidida pelos juízes, apesar da atual fragilidade de ambos.

O UFC Fight Island 7 também marca a volta do argentino gente boa à organização após dois anos convivendo com lesões e problemas de saúde. O tempo afastado prejudicou Santiago Ponzinibbio que, na época, marcava presença no top-15 da categoria e, atualmente, reclamou de ser retirado do ranking. Para, quem sabe, voltar a ser apontado como um dos melhores da divisão, o atleta precisa passar por Li Jingliang. O hermano venceu sete lutas seguidas, com destaque para os nocautes aplicados em Neil Magny e Gunnar Nelson, enquanto que o chinês foi derrotado pelo mesmo Magny, em março, mas antes surpreendeu ao nocautear Elizeu 'Capoeira'. Como os atletas possuem um estilo de luta visceral, esse é mais um encontro que tem tudo para ser violento.

Confira o card completo do evento:

Max Holloway vs Calvin Kattar
Carlos Condit vs Matt Brown
Santiago Ponzinibbio vs Li Jingliang
Joaquin Buckley vs Alessio Di Chirico
Punahele Soriano vs Dusko Todorovic
Phil Hawes vs Nassourdine Imavov
Wu Yanan vs Joselyne Edwards
Carlos Felipe 'Boi' vs Justin Tafa
David Zawada vs Ramazan Emeev
Sarah Moras vs Vanessa Melo
Jacob Kilburn vs Austin Lingo