PUBLICIDADE
Topo

MMA


MMA

Deiveson Figueiredo defende título pela 1ª vez para construir legado no UFC

Deiveson Figueiredo na vitória sobre Tim Elliott no UFC Tampa - Divulgação/UFC
Deiveson Figueiredo na vitória sobre Tim Elliott no UFC Tampa Imagem: Divulgação/UFC

Ag. Fight

Ag. Fight

21/11/2020 06h00

Hoje o UFC 255 contará com duas disputas de cinturão em suas lutas principais e ambas serão protagonizadas por brasileiros. Enquanto Deiveson Figueiredo tenta defender o título da categoria peso-mosca (57 kg) pela primeira vez, diante de Alex Perez, Valentina Shevchenko também busca a manutenção de sua coroa diante de Jennifer Maia, pela mesma classe de peso, só que feminina. Outras atrações que devem garantir atenção do público brasileiro são as lutas de outros dois representante do país no card: Maurício Shogun e Ariane Lipski.

No duelo principal da noite, Deiveson Figueiredo irá em busca de sua primeira defesa de cinturão desde que o conquistou, em julho deste ano. Na ocasião, o brasileiro atropelou Joseph Benavidez e quebrou um tabu de três anos do Brasil sem ter títulos masculinos na liga. O paraense vem de quatro vitórias seguidas, e oito no total, pelo Ultimate.

Para o duelo deste sábado, o campeão estava inicialmente escalado para enfrentar Cody Garbrandt na luta principal da noite, mas viu seu oponente ser substituído após sofrer uma lesão no bíceps e abandonar o card. Desta forma, Deiveson surge como franco favorito nas bolsas de apostas para o duelo que pode marcr o início da construção de seu legado na organização.

Enfrentar o 'Deus da Guerra' também não estava nos planos de Alex Perez originalmente. O americano estava escalado para encarar Brandon Moreno no mesmo evento, mas viu o caminho até o título chegar mais rápido ao ser o escolhido para substituir Garbrandt. Quarto colocado no ranking da categoria e proveniente do programa 'Contender Series', o lutador soma seis vitórias em sete apresentações no octógono mais famoso do planeta. Embalado por três triunfos em sequência, o atleta nocauteou Jussier 'Formiga' em sua última apresentação, justamente o único algoz do atual campeão - fato que ele acredita ter sido o principal motivo de seu favoritismo ao posto de desafiante ao título.

Já na luta co-principal do show, Valentina Shevchenko terá a quarta oportunidade de defender o posto de campeã peso-mosca, obtido em dezembro de 2018, com uma vitória sobre Joanna Jedrzejczyk. Em dez confrontos disputados no octógono do Ultimate, a atleta do Quirguistão só foi derrotada em duas ocasiões, ambas em duelos contra Amanda Nunes, soberana do peso-pena (66 kg) e galo (61 kg) da entidade.

Quem tentará destronar a campeã é a brasileira Jennifer Maia. Terceira colocada no ranking da divisão, a atleta da tradicional equipe 'Chute Boxe' e ex-detentora do cinturão do Invicta FC busca repetir a boa apresentação que demonstrou no triunfo contra Joanne Calderwood, em agosto deste ano, que lhe garantiu a chance de lutar pelo título.

Na primeira luta do card principal, dois antigos rivais vão resolver pendências no octógono do Ultimate. Em novembro de 2019, o brasileiro Maurício Shogun enfrentou Paul Craig em evento realizado em São Paulo, mas a luta terminou empatada. Agora, os meio-pesados (93 kg) terão novamente a oportunidade de se enfrentar e ver quem vai se sair melhor. O curitibano venceu cinco de suas últimas sete lutas e, em sua mais recente atuação, triunfou sobre Rogério Minotouro, em julho deste ano, por decisão dividida dos jurados. Por sua vez, Paul Craig vive seu melhor momento na organização, sem saber o que é derrota há três combates.

Outra brasileira presente no show, Ariane Lipski enfrenta Antonina Shevchenko em disputa válida pela categoria peso-mosca, no card preliminar do evento. Cerca de dez anos mais jovem, a paranaense soma 13 triunfos e cinco derrotas em seu cartel no MMA profissional. Vindo de duas vitórias consecutivas, a atleta pode confirmar o grande momento caso consiga a vitória diante da irmã mais velha da campeã da divisão, que é a 15ª colocada no ranking da liga.

Confira o card completo do evento:

Deiveson Figueiredo vs Alex Perez
Valentina Shevchenko vs Jennifer Maia
Mike Perry vs Tim Means
Katlyn Chookagian vs Cynthia Calvillo
Maurício 'Shogun' vs Paul Craig
Brandon Moreno vs Brandon Royval
Joaquin Buckley vs Jordan Wright
Antonina Shevchenko vs Ariane Lipski
Nicolas Dalby vs Daniel Rodriguez
Alan Jouban vs Jared Gooden
Kyle Daukaus vs Dustin Stoltzfus
Louis Cosce vs Sasha Palatnikov

Errata: o texto foi atualizado
Diferentemente do informado no 8º parágrafo, o nome da lutadora que enfrentará a brasileira Ariane Lipski é Antonina Shevchenko, e não Valentina. O erro foi corrigido.

MMA