PUBLICIDADE
Topo

MMA


MMA

O campeão voltou! Dos Anjos vence com facilidade em retorno aos pesos-leves

Jeff Bottari/Zuffa LLC
Imagem: Jeff Bottari/Zuffa LLC

Diego Ribas, em Las Vegas (EUA)

Ag. Fight

14/11/2020 23h48

A luta principal do UFC Las Vegas 14 era encarada como um momento decisivo para a carreira de Rafael dos Anjos. Com o retrospecto de quatro derrotas em suas cinco últimas lutas, o brasileiro retornou ao peso-leve (70 kg) hoje e venceu Paul Felder por decisão dividida.

Melhor em todos os assaltos, o ex-campeão dos leves sobrou em volume de ataques, agressividade e preparo físico. Ao dominar o centro do octógono em praticamente todos os 25 minutos disputados, derrubar ao menos uma vez em cada um dos cinco assaltos e mostrar a versatilidade que o levou a conquistar o título em 2015, o atleta venceu o combate.

Com o resultado, o veterano se livra da sequência de duas derrotas que o incomodava e manda um claro recado para a categoria, que recentemente viu o campeão Khabib Nurmagomedov anunciar sua aposentadoria. Como destaque, um dos jurados apontou vitória de Felder, o que surpreendeu o próprio americano.

Por sua vez, escalado para o confronto com apenas cinco dias de antecedência para substituir Islam Makhachev, Felder tem motivos para comemorar. Com disposição de sobra, o americano valorizou o confronto e cumpriu o desejo de, ao entrar no octógono com um grande bigode, homenagear seu pai, que faleceu em 2017 depois de meses de tratamento contra um câncer no pâncreas.

A luta

Embora tenha conseguido uma queda na metade do primeiro round, Dos Anjos não conseguiu anotar golpes contundentes quando esteve por cima no chão. Por isso, sua superioridade em pé foi fundamental para garantir a vantagem nas papeletas dos jurados.

Dono do centro do octógono e com maior volume de golpes, o brasileiro teve que lidar apenas com alguns contra ataques, em especial uma cotovelada giratória que abriu seu supercílio. Fora isso, seu domínio foi completo. Dos Anjos 10 x 9 Felder.

No segundo assalto, o americano voltou melhor e acertou o rosto do ex-campeão com cruzados e diretos. Por sua vez, RDA lançou mão de combinações mais versáteis, que incluíram ataques na linha de cintura, chutes altos e uma queda que o ajudaram a anotar nova vantagem parcial. Dos Anjos 20 x 18 Felder.

No terceiro round, a vantagem física do brasileiro se mostrou evidente. Incansável, Rafael não parou de andar para frente e pressionou o rival a todo instante, o colocando contra a grade de mais uma vez levando vantagem no volume de golpes. No minuto final, uma queda cinematográfica selou mais uma parcial para ex-campeão. Dos Anjos 30 x 27 Felder.

Mais equilibrado que os assaltos anteriores, a quarta etapa contou com um suspiro do americano, que tentou reverter a pressão que sofria ao obrigar Rafael a andar para trás. Com mais ataques, Felder surpreendeu e chegou a derrubar o brasileiro. Vantagem mínima. Dos Anjos 39 x 37.

Com os dois atletas cansados e com o ritmo mais cadenciado, a luta perdeu em potência nos últimos cinco minutos. Ciente da vantagem, Dos Anjos derrubou no início e se esforçou mais para manter seu oponente de costas no solo. Por cima, seu afiado jiu-jitsu se fez presente nas transições e no domínio completo da etapa. Dos Anjos 49 x 46.

Confira os resultados do UFC Las Vegas 14:

Rafael dos Anjos venceu Paul Felder por decisão dividida;
Khaos Williams nocauteou Abdul Razak Alhassan no 1º round;
Ashley Yoder venceu Miranda Granger por decisão unânime;
Sean Strickland nocauteou Brendan Allen no 2º round;
Cory McKenna venceu Kay Hansen por decisão unânime;
Kanako Murata venceu Randa Markos por decisão unânime;
Tony Gravely venceu Geraldo 'Espartano' por decisão dividida;
Alex Morono venceu Rhys McKee por decisão unânime;
Don'Tale Mayes venceu Roque Martinez por decisão unânime.

MMA