Topo

'Mutante' lamenta pandemia adiar estreia na PFL e explica mudança de categoria

Ag. Fight

Ag. Fight

20/10/2020 06h00

Após mais de sete anos defendendo a bandeira do UFC, Cezar 'Mutante' decidiu dar um novo rumo na carreira. O campeão da primeira edição do TUF Brasil foi anunciado no PFL, onde vai atuar na categoria dos meio-pesados (93 kg). Porém, devido à pandemia, o brasileiro só deve atuar em 2021, já que a liga cancelou toda a temporada deste ano.

Em entrevista exclusiva à reportagem da Ag. Fight, 'Mutante' lamentou não poder se apresentar na nova organização ainda este ano, já que fez sua última atuação em junho de 2019. No entanto, o lutador valorizou o tempo a mais que vai ter para treinar. Além disso, o mineiro adiantou que vai em busca do prêmio de milhão de dólares (cerca de R$ 5,6 milhões) que a franquia dá para o campeão do Grand Prix de cada categoria.

"Essa pandemia foi um baque para todo mundo. Todas as organizações esportivas sofreram e ainda estão sofrendo. Foi muito ruim, porque estava com a expectativa de fazer a estreia no PFL esse ano. Estava em treinamento e, de uma hora para outra, os planos mudaram. Por enquanto o ano inteiro foi cancelado e o retorno só 2021. Ainda há chance de acontecer só um evento de luta casada, mas não é certo ainda. Não está no nosso controle. Agora é treinar para ficar melhor do que quando entramos na pandemia e cair para dentro desse um milhão de dólares", afirmou o brasileiro, antes de revelar que, mesmo sem lutar, vai receber um auxílio da PFL, sem revelar a quantia.

"Sou um dos atletas que vai receber essa ajuda mensal do PFL e isso foi muito bom. O fato de terem cancelado a temporada, vendo pelo lado positivo, é mais um tempo que você tem para melhorar como atleta, melhorar sua técnica e habilidades. Agora é controlar a ansiedade e tentar evoluir para a próxima temporada", completou.

Cezar 'Mutante' vai ter uma outra mudança para o seu próximo compromisso. O brasileiro vai se apresentar na divisão dos meio-pesados. Anteriormente, no UFC, o lutador atuava no peso-médio (84 kg). De acordo com Cezar, essa decisão foi motivada ao ver a evolução de dois compatriotas quando subiram de categoria e também para evitar o desgaste no corte de peso, que pode atrapalhar seu rendimento.

"Vou lutar nos meio-pesados, onde atuei só duas primeiras lutas da minha carreira. O corte de peso é muito agressivo e afeta a performance do atleta. Vejo muitos atletas bem na categoria de cima, como o 'Durinho', 'Marreta' e acredito que é pelo fato de não se desgastar no corte de peso. Eu sou bem grande para o peso-médio, então estou animado para essa estreia no meio-pesado. Vai ser bom", adiantou o atleta.

Cezar 'Mutante' ganhou visibilidade mundial ao ser campeão da primeira edição do TUF Brasil, quando derrotou 'Serginho' Moraes por pontos na decisão, em 2012. O brasileiro atuou pelo UFC desde então, mas recentemente não atravessava um bom momento, vindo de duas derrotas consecutivas em suas últimas atuações na organização. No MMA profissional desde 2007, o lutador soma 13 vitórias e oito reveses em seu cartel.