PUBLICIDADE
Topo

Esporte

UFC 253: 'Borrachinha' lidera card em busca de cinturão que foi Anderson Silva

Ag. Fight

Ag. Fight

26/09/2020 06h00

Após uma passagem bem sucedida em julho, o UFC está de volta à 'Ilha da Luta', em Abu Dhabi (EAU), para promover uma nova leva de eventos. E já no primeiro show agendado para esta temporada, que acontece neste sábado (26), a entidade trará duas disputas de título - no peso-médio (84 kg) e no meio-pesado (93 kg) - em suas lutas principais, tendo uma delas a possibilidade de render mais um cinturão para o Brasil.

Desafetos declarados, Israel Adesanya e Paulo 'Borrachinha' terão a oportunidade de resolver suas desavenças na luta principal do UFC 253 e decidir se o nigeriano permanecerá como soberano dos pesos-médios ou se o brasileiro será coroado como novo campeão da divisão, a qual há alguns anos esteve sob o domínio de outro atleta tupiniquim, Anderson 'Spider' Silva. O duelo marca também a primeira disputa de título da categoria na história da organização onde os dois lutadores chegam invictos em suas respectivas carreiras no MMA profissional.

Conhecido por seu estilo de luta agressivo, 'Borrachinha' logo chamou a atenção do mundo das lutas e, após cinco vitórias conquistadas no octógono do Ultimate, foi premiado com a oportunidade de lutar pelo cinturão da divisão até 84 kg da liga. Aos 29 anos, o mineiro chega para a disputa ostentando em seu currículo 13 vitórias, sendo 11 por nocaute, e nenhuma derrota sofrida até o momento.

Diante de Adesanya, o brasileiro terá a desvantagem na altura e na envergadura, o que pode dificultar sua aproximação para chegar na curta distância durante a trocação, sua principal arma. Por outro lado, o ímpeto de ataque e a potência nos golpes parecem estar do lado de 'Borrachinha' na análise prévia da batalha.

Nascido na Nigéria, Israel Adesanya faz parte da onda de atletas africanos de sucesso no Ultimate, que conta também com o campeão meio-médio (77 kg) Kamaru Usman e Francis Ngannou, provável próximo desafiante ao cinturão dos pesos-pesados da entidade, como expoentes. Com vitórias expressivas sobre adversários renomados, como Derek Brunson, Anderson Silva e Kelvin Gastelum, 'Izzy' ganhou a chance de lutar pelo título dos médios e se consagrou como novo soberano da divisão em outubro do ano passado, ao nocautear o australiano Robert Whittaker, no UFC 243.

Em sua primeira defesa de cinturão, o nigeriano superou o cubano Yoel Romero por pontos em um confronto morno, que inclusive foi alvo de críticas por parte dos fãs e da mídia. Agora, diante da segunda ameaça ao seu título, Adesanya busca apagar a imagem ruim deixada por sua apresentação no último duelo e, ao mesmo tempo, provar que os músculos do brasileiro não são páreo para sua técnica, apurada após anos treinando e competindo no kickboxing.

Pelo co-main event da noite, Dominick Reyes e Jan Blachowicz duelam pelo cinturão vago dos meio-pesados. Após anos de domínio absoluto do antigo campeão Jon Jones, a categoria se vê sem um soberano indiscutível, posição que tanto o americano como o polonês buscam ocupar depois do encerramento do UFC 253.

Depois de manter-se invicto por 12 combates no MMA profissional, sendo seis pelo Ultimate, Dominick Reyes ganhou o tão sonhado 'title shot' para tentar destronar 'Bones', em fevereiro deste ano. Porém, apesar de ter feito uma bela apresentação e, na opinião de boa parte dos fãs e da mídia, ter merecido sair vencedor, o americano acabou superado em polêmica decisão dos juízes pelo então campeão, que poucos meses depois viria a abdicar do cinturão para se dedicar ao processo de migração para os pesos-pesados.

Por sua vez, Jan Blachowicz vive seu melhor momento desde que estreou pelo UFC em 2014. Após um início de trajetória na liga com resultados adversos, o polonês - ex-campeão do evento 'KSW' - conquistou sete vitórias em suas últimas oito apresentações, tendo sofrido sua única derrota no período para o brasileiro Thiago 'Marreta', ex-desafiante ao cinturão dos meio-pesados.

O UFC 253 contará ainda com a presença de três brasileiros, além de Paulo 'Borrachinha'. No card principal, Ketlen Vieira - sétima colocada no ranking peso-galo (61 kg) - encara Sijara Eubanks - que chega embalada por dois triunfos consecutivos, ambos em 2020 - em busca de recuperação após sofrer a primeira derrota de sua carreira em dezembro de 2019, para Irene Aldana, na edição 245 do evento.

Pelo card preliminar, o peso-leve (70 kg) Alex 'Leko' encara Brad Riddell, companheiro de equipe de Israel Adesanya, visando conquistar sua segunda vitória no octógono do Ultimate. Já o meio-pesado Danilo Marques estreia na organização diante do russo Khadis Ibragimov.

Confira o card completo do UFC 253:

Israel Adesanya vs Paulo Borrachinha
Dominick Reyes vs Jan Blachowicz
Kai Kara-France vs Brandon Royval
Ketlen Vieira vs Sijara Eubanks
Hakeem Dawodu vs Zubaira Tukhugov
Brad Riddell vs Alex Leko
Diego Sanchez vs Jake Mathews
Shane Young vs ?udovít Klein
William Knight vs Aleksa Camur
Juan Espino vs Jeff Hughes
Khadis Ibragimov vs Danilo Marques

Esporte