Topo

MMA


Putin liga para Khabib e oferece condolências pela morte do pai do lutador

Vladimir Putin, presidente da Rússia, cumprimenta o lutador Khabib Nurmagomedov - Alexei Nikolsky\TASS via Getty Images
Vladimir Putin, presidente da Rússia, cumprimenta o lutador Khabib Nurmagomedov Imagem: Alexei Nikolsky\TASS via Getty Images

Ag. Fight

03/07/2020 16h27

O mundo do MMA acordou nesta sexta-feira (3) com a triste notícia do falecimento de Abdulmanap Nurmagomedov, que travava, há alguns meses, uma batalha por sua vida após ser infectado pela covid-19. Treinador e principal incentivador da carreira de Khabib Nurmagomedov, atual campeão peso-leve (70 kg) do UFC, o russo teve sua importância reconhecida pelo presidente da Rússia, Vladimir Putin, que entrou em contato com seu filho para oferecer suas mais sinceras condolências, de acordo com o site 'RT Sport'.

A relação de Vladimir Putin com a família Nurmagomedov não é novidade e vem de longa data. O presidente russo recebeu tanto Khabib como Abdulmanap, como forma de congratulá-los, depois da defesa de título contra Conor McGregor, em 2018. O governante também manteve contato constante com o lutador durante o período em que o patriarca da família esteve internado.

Abdulmanap tinha 57 anos e era reconhecido como um dos nomes mais respeitados mundialmente pela comunidade do MMA. Além do trabalho com Khabib, o treinador era responsável pela evolução de outros atletas russos e, consequentemente, pela explosão de lutadores de alto nível provenientes do Daguestão, uma república que faz parte da Federação Russa.

O patriarca da família Nurmagomedov foi inicialmente tratado no Daguestão, até sofrer um ataque cardíaco que o levou a ser internado em um hospital de Moscou (RUS). Lá, o treinador passou por uma cirurgia de emergência, e foi constatado que os problemas de saúde estavam vinculados à covid-19. Após um relativamente longo período de recuperação, onde ficou em coma induzido em duas ocasiões, Abdulmanap perdeu a batalha para a doença e teve sua morte divulgada nesta sexta-feira.