Topo

Mackenzie Dern comemora octógono menor: “Menos espaço para ela fugir”

Ag. Fight

29/05/2020 09h29

Conhecida por ter um dos melhores jogos de chão do esporte - fruto de anos de dedicação ao jiu-jitsu, onde teve uma carreira recheada de títulos importantes -, Mackenzie Dern vê suas adversárias se esquivarem do engajamento na luta de solo com ela desde o início de sua trajetória no MMA. Porém, neste sábado (30), Hannah Cifers, sua oponente no UFC Las Vegas, pode ter sua vida dificultada ao tentar adotar essa estratégia, e tudo devido a uma mudança significativa no campo de batalha.

Ao usar como sede as instalações do UFC Apex, localizado em Las Vegas (EUA), a edição do Ultimate deste sábado terá como palco o octógono menor, de 25 pés (cerca de 7,5 metros), ao contrário do utilizado preferencialmente pela organização, onde o cage mede 30 pés (aproximadamente 9 metros).

Com menos espaço para sua adversária se movimentar e evitar a aproximação para uma tentativa de queda, Mackenzie - em conversa com a imprensa durante o media day virtual - admitiu que torce para que essa vantagem se materialize na peleja e que não precise perseguir Cifers a fim de levar a luta para o solo, sua especialidade.

"É menos espaço para ela fugir (risos). A maioria das pessoas que lutam comigo, sua estratégia é tentar entrar e sair (com golpes na trocação), manter o espaço. Mas com esse octógono menor, eu vou ter mais facilidade de derrubar. Nos ringues maiores, nos octógonos maiores, até mesmo quando eu faço sparring, eu preciso estar com meu wrestling certinho. Quando tem muito espaço, eu penso comigo mesma: 'Eu tenho que persegui-la, tenho que persegui-la'. Eu acho que vai ser muito melhor com o cage menor. Espero que não tenha que persegui-la", explicou Mackenzie.

Campeã mundial de jiu-jitsu e do ADCC, principal torneio de grappling do planeta, Mackenzie Dern estreou no MMA profissional em julho de 2016. Após se manter invicta em suas primeiras sete lutas na modalidade, sendo duas vitórias pelo Ultimate, a americana - que representa o Brasil por ter dupla nacionalidade - acabou derrotada por Amanda Ribas em outubro do ano passado, no UFC Tampa, sofrendo o primeiro revés da carreira.