Topo

Usman questiona Masvidal e McGregor: “Quem diz ‘não’ para um title shot?”

Ag. Fight

27/05/2020 11h27

Chegar ao topo e disputar um título do UFC parece fazer parte do objetivo de grande parte dos lutadores, mas não todos. A recente dificuldade em encontrar o próximo desafiante ao seu cinturão dos meio-médios (77 kg) fez Kamaru Usman questionar os concorrentes que, supostamente, deixarão de enfrentá-lo pela cinta da categoria, em virtude de combates teoricamente mais rentáveis financeiramente.

Com todos os sinais apontando inicialmente para que Jorge Masvidal fosse escalado como o próximo desafiante ao título dos meio-médios, o americano surpreendeu a todos recentemente, ao indicar que seu foco estaria em uma revanche contra Nate Diaz, a quem já superou em disputa pelo cinturão 'BMF' (lutador 'mais durão'), em novembro de 2019.

Com Masvidal aparentemente fora da corrida pelo 'title shot', o campeão e seus representantes apontaram Conor McGregor como o próximo na fila. Mas, para surpresa de Kamaru Usman, o ex-campeão peso-pena (66 kg) e peso-leve (70 kg) do UFC - que já tinha demonstrado interesse em buscar o terceiro título, agora na divisão até 77 kg - ainda não se pronunciou, indicando que, assim como 'Gamebred', pode não estar interessado em encarar o nigeriano.

"Na história, quando você viu o concorrente nº 1 dizer: 'Quer saber? Nós não vamos pegar a luta para se tornar campeão do mundo e ser uma estrela como sempre quisemos'? Por que alguém faria isso? Ah, você está apenas tentando ganhar dinheiro porque você acha que essa é uma luta mais fácil para você. O cara que você acabou de vencer, brincando, essa é uma luta melhor para você? Por que essa é uma luta melhor do que ser campeão do mundo? Ou porque você sabe que o campeão do mundo vai espancá-lo e não tem nada que você possa fazer sobre isso, então você quer tentar ganhar dinheiro fácil (contra Diaz)", reclamou Kamaru Usman, antes de comentar sobre o silêncio de McGregor.

"Ele disse que é o maior de todos os tempos peso-por-peso, através de três divisões, essa é a sua chance de provar. Vá lá e ganhe o terceiro cinturão em uma terceira divisão. Então, por que não faríamos essa luta? Vou dar a ele essa oportunidade. Se Conor quer isso, vamos fazer. Mas Conor está quieto agora. Por que Conor está quieto? Quem diz 'não' para um title shot? Eu nunca vi isso na história. Quem diz 'não' quando o campeão fala: 'Venha pegar seu title shot'. A não ser que você saiba que não tem a menor chance de vencer? Isso pode mudar o cenário da sua carreira nas lutas para sempre", questionou o campeão dos meio-médios do UFC, em entrevista à 'ESPN' americana.

Sem competir desde dezembro do ano passado, quando superou Colby Covington no UFC 245 e defendeu seu título, Kamaru Usman aguarda a definição de seu próximo adversário. O nigeriano - vencedor da 21ª edição do reality show 'The Ultimate Fighter' - possui 16 vitórias e apenas uma derrota em sua carreira no MMA profissional.