Topo

MMA


Sonnen cita Khabib como nº1 no ranking peso-por-peso e exclui Jones do top5

Chael Sonnen se aposentou após luta com Lyoto Machida - Reprodução
Chael Sonnen se aposentou após luta com Lyoto Machida Imagem: Reprodução

Ag. Fight

24/05/2020 11h21

Conhecido por suas polêmicas declarações na época de lutador, Chael Sonnen mantém a característica de expressar opiniões controversas, agora como analista esportivo. E, em um assunto que gera bastante discussão por si só, como o ranking peso-por-peso, o americano não se esquivou da controvérsia e deixou de fora do seu top 5 Jon Jones, campeão meio-pesado (93 kg) do UFC e considerado um dos melhores lutadores da história.

Em vídeo publicado no seu canal do Youtube, Sonnen elegeu Khabib Nurmagomedov, Kamaru Usman, Henry Cejudo, Conor McGregor e Amanda Nunes, respectivamente, como os principais atletas, independente do peso, no plantel do UFC. Ainda que a não inclusão de Jon Jones no seu top 5 tenha sido genuína, o fato causa polêmica, já que o campeão dos meio-pesados está no topo do ranking peso-por-peso do Ultimate há anos.

Ao se aprofundar sobre seu critério de escolha, o ex-lutador justificou a escolha de Khabib como número um da lista em razão de sua invencibilidade na carreira após 28 combates. Além do fato do russo dominar a categoria peso-leve (70 kg), considerada a mais difícil do Ultimate.

Indeciso sobre as duas posições seguintes, Sonnen colocou Kamaru Usman em segundo pela distância existente entre o campeão dos meio-médios (77 kg) e o resto da categoria, em sua opinião. Já Henry Cejudo, terceiro colocado em sua lista, foi bastante elogiado por sua habilidade de vencer em todos os níveis e idades diferentes. Fato corroborado por sua vitoriosa carreira no wrestling e os dois títulos do UFC conquistados pelo americano.

Sobre McGregor, único da lista que não ostenta um título do UFC atualmente, Chael citou suas três conquistas do passado: os cinturões lineares do peso-pena (66 kg) e do peso-leve (70 kg), além da cinta interina da categoria até 66 kg.

Por último, Sonnen justificou a escolha de Amanda Nunes - campeã peso-galo (61 kg) e peso-pena do UFC - para fechar o seu top 5 peso-por-peso ao lembrar a expressiva vitória da brasileira sobre Cris "Cyborg", que lhe rendeu a conquista do cinturão da categoria até 66 kg feminino do Ultimate.

Apesar de deixar Jon Jones de fora de sua lista, o polêmico ex-lutador classificou "Bones" como o lutador "mais duro" do plantel, citando sua habilidade de superar as adversidades para se manter no topo.

No ranking peso-por-peso oficial do UFC, Jones lidera o top 5, seguido por Khabib Nurmagomedov, Henry Cejudo, Stipe Miocic e Israel Adesanya, respectivamente.