PUBLICIDADE
Topo

MMA


Gaethje derrota Ferguson, leva título interino e fura fila rumo a Khabib

Justin Gaethje derrotou Tony Ferguson no UFC 249 e conquistou o cinturão dos leves - Douglas P. DeFelice/Getty Images
Justin Gaethje derrotou Tony Ferguson no UFC 249 e conquistou o cinturão dos leves Imagem: Douglas P. DeFelice/Getty Images

Ag. Fight

10/05/2020 02h11

Na luta principal do UFC 249, Tony Ferguson e Justin Gaethje disputaram o título interino dos pesos-leves (70 kg) e para isso protagonizaram um dos combates mais movimentados dos últimos anos. Apesar da ausência da plateia, os atletas lançaram mão de uma troca de golpes franca desde o início que coroou Gaethje como o novo campeão interino do UFC.

Para isso, o atleta precisou impor um volume de jogo fora do comum. Desde o primeiro assalto, o americano alternou combinações de diretos com cruzados e chutes baixos com jabs que minaram o outrora imbatível lutador, que ostentava oito anos de invencibilidade no octógono.

Além de conquistar o cinturão, Justin se credenciou para enfrentar o campeão linear Khabib Nurmagomedov, que deve voltar a se apresentar na segunda metade deste ano para uma disputa pela unificação dos títulos.

Curiosamente, depois de lesões, problemas com corte peso e até mesmo uma pandemia, que impediram uma luta entre Ferguson e o campeão russo por cinco ocasiões, agora é a vez de Gaethje frustrar os fãs que aguardavam por tal embate.

A luta

O primeiro round foi marcado por uma apresentação mais calma do que de costume por parte de Gaethje. Escolhendo melhor os momentos de ataque, o lutador acertou fortes chutes baixos e direto que minaram a resistência do rival, que por sua vez não parou de caminhar para frente em nenhum instante. 10 x 9 para Justin.

E tamanha vontade se fez valer a pena na etapa seguinte, quando Ferguson conectou dois fortes golpes limpos no rival. O primeiro, um superman punch, fez Justin balançar. O segundo, um cruzado nos segundos finais do round, o levaram a knockdown instante antes do gongo soar. Luta empatada até aqui: 19 x 19.

Como manda o figurino em toda luta emocionante, a vantagem tem que alternar de mãos. Assim, o terceiro assalto foi favorável para Gaethje, que voltou a atacar com combinações velozes e contundentes, deixando Ferguson por vezes sem opções de ataque no centro do octógono.

No quarto round, Justin foi ainda mais contundente e chegou a balançar Ferguson com um cruzado de direita. Na sequência, o ex-campeão interino correu pelo octógono para fugir de um possível golpe que pudesse interromper a disputa.

A última etapa foi marcada pela raça inconfundível de Ferguson, que resistiu o quanto pôde antes do árbitro interromper o confronto e lhe apresentar sua primeira derrota desde maio de 2012.

Acompanhe os resultados do UFC 249:

Justin Gaethje nocauteou Tony Ferguson no 5º round;
Henry Cejudo nocauteou Dominick Cruz no 2º round;
Francis Ngannou nocauteou Jairzinho Rozenstruik no 1º round;
Calvin Kattar nocauteou Jeremy Stephens no 2º round;
Greg Hardy venceu Yorgan de Castro por decisão unânime;
Anthony Pettis venceu Donald Cerrone por decisão unânime;
Aleksei Oleinik venceu Fabricio Werdum por decisão dividida;
Carla Esparza venceu Michelle Waterson por decisão dividida;
Vicente Luque nocauteou Niko Price no 3º round;
Bryce Mitchell venceu Charles Rosa por decisão unânime;
Ryan Spann venceu Sam Alvey por decisão unânime.

MMA