Topo

MMA


Amanda Ribas revela ansiedade por 1ª luta pelo UFC no Brasil

30.jun.2019 - Amanda Ribas finaliza Emily Whitmire - Josh Hedges/Zuffa LLC via Getty Images
30.jun.2019 - Amanda Ribas finaliza Emily Whitmire Imagem: Josh Hedges/Zuffa LLC via Getty Images

Carlos Antunes, em Brasília (DF)

Ag. Fight

11/03/2020 06h00

É difícil imaginar um cenário para um lutador que supere em emoção e energia o dia em que ele entrar no octógono pela primeira vez em seu país. O ginásio inteiro vibrando, sua família e seus amigos na plateia e a torcida gritando em uníssono para seu adversário o famoso: 'Uh, vai morrer!'.

Será essa a realidade de Amanda Ribas neste sábado (14), no UFC Brasília. Após duas lutas vitoriosas no Ultimate nos Estados Unidos, a peso-palha (52 kg) finalmente estreará em seu país contra a iraquiana Randa Markos. Por causa disso, ela afirmou estar aproveitando cada segundo dessa nova experiência.

Em entrevista exclusiva à reportagem da Ag Fight, Amanda não escondeu sua empolgação por, pela primeira vez, competir pelo UFC no Brasil. A lutadora contou que não está ansiosa, mas, sim, feliz pelo combate, ainda mais agora que só faltam "ajustes".

Ela também fez questão de garantir que uma "caravana de Varginha", cidade mineira onde nasceu, irá ao evento, mostrando a quantidade de entes queridos que a prestigiarão.

"Eu estou amando", afirmou a brasileira. "Tem pressão nela, tem pressão em mim, mas eu fico imaginando já o ginásio todo vibrando: 'Uh, vai morrer'. É muito doido! Então eu acho que vai ser uma energia gigante para gente e estou feliz mesmo", declarou Amanda.

A jovem brasileira segue invicta no Ultimate, o que faz com que altas expectativas rodeiem suas apresentações, principalmente após ela vencer a até então invicta Mackenzie Dern. Quando perguntada sobre o peso de ser uma atleta em ascensão, Amanda foi modesta.

"Fico feliz de escutar você falando isso porque isso é o que eu espero, né? Que todo mundo me coloque lá em cima para todo mundo querer me ver lutando, para eu querer mais ainda treinar e querer mais ainda vencer. Então isso, ao invés de me botar pressão, me deixa mais realizada", declarou a mineira.

Além disso, a peso-palha não se mostrou negativa em relação à troca de adversária. O combate de sábado seria originalmente contra Paige VanZant, mas, devido a uma terceira lesão no braço no início deste ano, o nome de Markos entrou em ação.

"Ela é muito estratégica, é uma atleta muito experiente. Então, estou treinando para poder impor o meu jogo, porque se eu deixar ela impor o jogo dela, ela pode empatar, igual ela fez em acho que três lutas. Isso não é tão bom para mim, então meu foco total é impor meu jogo e matar essa estratégia dela".

A americana VanZant, que está no UFC desde 2014, seria um grande nome a ser enfrentado e que ainda está nos planos de Amanda. No entanto, a lutadora se mostrou disposta a enfrentar com qualquer um que seja.

"Eu foco na minha luta. Se falasse para eu lutar com o 'Zezinho da esquina', eu ia lutar, porque o meu objetivo é lutar bem e representar muito bem o Brasil dentro do UFC. Acho que o sonho de qualquer atleta de MMA é lutar no UFC e eu estou dentro dessa companhia, dessa empresa, a maior empresa de MMA do mundo. Então, mandou lutar, eu estou lutando", disse a mineira.

Amanda estreou na organização em junho de 2019, no UFC on ESPN 3, quando finalizou Emily Whitmire com um mata-leão no segundo round. Sua vitória seguinte foi contra Mackenzie Dern, em outubro do último ano, no UFC Fight Night 161, por decisão unânime dos jurados. A mineira acumula oito vitórias em sua carreira frente a apenas uma derrota contra Polyana Viana.