Topo

Duelo parcial por cinturão peso-mosca no UFC Norfolk pode colocar em risco futuro da divisão

Ag. Fight

29/02/2020 06h00

A luta principal do UFC Norfolk, que será realizado neste sábado (29), prometia coroar o novo campeão peso-mosca (57 kg) da organização. No entanto, a falha de Deiveson Figueiredo na balança da pesagem oficial do evento trouxe um grande problema a ser administrado pelo Ultimate. Com o combate contra Joseph Benavidez valendo o título apenas em caso de vitória do americano, o cinturão da categoria até 57 kg - vago desde que Henry Cejudo abdicou do mesmo para focar no peso-galo (61 kg) - pode ficar um longo período sem dono se o brasileiro sair vitorioso da peleja, fato que desprestigiaria a divisão, que chegou a correr risco de ser extinta recentemente.

Após duas tentativas mal sucedidas de conquistar o cinturão peso-mosca, onde foi derrotado pelo ex-campeão Demetrious Johnson em ambas as ocasiões, Joseph Benavidez ganhou mais uma chance pelo título depois de somar nove triunfos e apenas um revés em seus últimos dez confrontos no octógono. Atual número três no ranking da divisão, Deiveson aproveitou a brecha dada pela renúncia de Henry Cejudo - além do fato do segundo colocado na lista, Jussier Formiga, ter sido derrotado por Benavidez em sua última luta - para conquistar o sonhado 'title shot'.

Entretanto, a oportunidade de trazer novamente um título masculino do Ultimate para o Brasil - que atualmente conta apenas com os dois cinturões da baiana Amanda Nunes, no peso-galo e peso-pena (66 kg) - foi desperdiçada por Deiveson antes mesmo do início do duelo. Último a se apresentar no palco da pesagem oficial do UFC Norfolk, realizada nesta sexta-feira (28), o paraense marcou 57,8 kg na balança, 1,1 kg acima do limite exigido na divisão em disputas de título. Sem forças para continuar o corte de peso, 'Deus da Guerra', como é conhecido, aceitou perder 30% de sua bolsa para o rival e não estar apto a conquistar a cinta em caso de vitória, em acordo para que a luta contra Benavidez pudesse acontecer.

A possibilidade da categoria ficar sem um campeão por mais alguns meses, em caso de vitória do brasileiro, traz de volta um velho fantasma que aterrorizava os atletas do peso-mosca até pouco tempo atrás. Sem grande apelo comercial, a divisão esteve perto de ser extinta pelo UFC recentemente, com direito a inúmeras demissões e pouca atenção dispensada pela organização. O baixo interesse nela pode crescer novamente e colocar em risco seu futuro, assim como de seus lutadores.

Em compensação, outra categoria de pouca projeção no Ultimate pode ganhar sobrevida neste sábado. De acordo com informações do site 'Combate.com', Amanda Nunes deseja defender o cinturão peso-pena (66 kg) feminino no UFC 250, que deve acontecer em São Paulo (SP), no dia 9 de maio. Com isso, os dois combates da categoria presentes no card principal do show em Norfolk ganham importância ainda maior, já que deles pode sair a próxima desafiante ao título da brasileira.

Pelo co-main event, a canadense Felicia Spencer - ex-campeã peso-pena do Invicta FC e uma das apostas do Ultimate para a categoria - encara a francesa Zarah Fairn dos Santos em busca de recuperação após sofrer a primeira derrota na carreira, em julho do ano passado, para Cris 'Cyborg'. Já a australiana Megan Anderson, outro nome forte da divisão, mede forças com a brasileira Norma Dumont Viana, estreante na liga.

Outro brasileiro presente no card do UFC Norfolk, Gabriel Silva - irmão do ex-lutador do Ultimate Erick Silva - enfrenta Kyler Phillips visando conquistar sua primeira vitória pela organização. Em seu debute na liga, o peso-galo capixaba foi superado por pontos pelo americano Ray Borg, em julho de 2019.

Confira o card completo do UFC Norfolk:

Peso-casado (57,8 kg): Joseph Benavidez vs Deiveson Figueiredo;
Peso-pena feminino (66 kg): Felicia Spencer vs Zarah Fairn dos Santos;
Peso-meio-pesado (93 kg): Ion Cutelaba vs Magomed Ankalaev;
Peso-pena feminino (66 kg): Megan Anderson vs Norma Dumont Viana;
Peso-casado (67,8 kg): Grant Dawson vs Darrick Minner;
Peso-galo (61 kg): Gabriel Silva vs Kyler Phillips;
Peso-médio (84 kg): Brendan Allen vs Tom Breese;
Peso-pesado: Marcin Tybura vs Sergey Spivak;
Peso-leve (70 kg): Luis Peña vs Steve Garcia;
Peso-pena (66 kg): Jordan Griffin vs TJ Brown;
Peso-pena (66 kg): Aalon Cruz vs Spike Carlyle;
Peso-meio-médio (77 kg): Ismail Naurdiev vs Sean Brady.