Topo

Marlon Moraes mira usar pontos fortes de Aldo a seu favor e rebate declaração de rival

Carlos Antunes, no Rio de Janeiro (RJ)

Ag. Fight

12/12/2019 08h00

Em junho deste ano, Marlon Moraes teve a chance de disputar o título do peso-galo (61 kg), mas foi derrotado por Henry Cejudo. Após esse revés, o brasileiro não pediu para encarar um adversário de menor ranking em sua próxima luta, e sim um ex-campeão do Ultimate. Neste sábado (12), o lutador enfrenta José Aldo, em estreia do compatriota na divisão, no UFC 245. Por isso, o atleta não escondeu a empolgação de dar as boas-vindas ao ex-campeão do peso-pena (66 kg) e adiantou que o público pode esperar uma das suas melhores atuações da carreira.

Em chamada de teleconferência com a imprensa, com a presença da reportagem da Ag. Fight, o lutador natural de Nova Friburgo, Rio de Janeiro, adiantou uma estratégia que não é muito comum. Marlon disse que pretende, ao invés de explorar as fraquezas de Aldo, usar pontos fortes do rival a seu favor. Além disso, o lutador rebateu a declaração do seu oponente dizendo que seria o mais 'forte' da categoria.

"É um prazer estar lutando com uma lenda do esporte. Mas não posso só olhar para ele. Tenho que pensar em mim, fazer uma da melhores lutas da minha vida e sair vencedor. Ele é um atleta completo, tem todas as armas. Não podemos entrar lá e o subestimar em nada. É entrar focado, fazer meu trabalho e vencer da maneira que ela vier. (...) Nós somos diferentes, ele tem alguns aspectos que podem lhe dar vantagem, mas esses mesmos aspectos podem ser desvantagem também. Vou explorar o que ele acha que vai ser uma arma, usando a meu favor", disse, emendando.

"Eu respeito, cada um tem sua opinião, mas vamos ver sábado à noite. Uma luta de MMA não é só força", completou.

Nos seus compromissos no UFC, José Aldo sempre sofreu com o corte de peso, chegando ao seu limite no dia da pesagem. Por isso, foi uma surpresa geral quando anunciou que desceria para os galos. Apesar disso, Marlon confia que o compatriota vai cumprir sua missão com o peso e vê essa sua migração de divisão por não ele ter mais espaço entre os desafiantes ao título no peso-pena e ser "pequeno" demais para a divisão do peso-leve (70 kg).

Marlon Moraes em ação no UFC Fortaleza - Leandro Bernardes/Ag Fight

"Ele é um cara que foi campeão, gosta de lutar por títulos e é um símbolo do nosso MMA. Ele quer ser campeão. Para ele hoje seria o caminho mais curto (ir para os galos), do que subindo (para os leves), porque os atletas dessa categoria são bem maiores. E no peso-pena ele ficou sem chance de lutar com o Max (Holloway). Foi o caminho mais curto de chegar até uma disputa de cinturão", contou.

No seu início de carreira, Marlon Moraes chegou a treinar um tempo na equipe 'Nova União', a mesma de Aldo. Mas o brasileiro frisou que, apesar de terem dividido treinamentos, ambos os lutadores mudaram muito neste tempo. Atualmente o 'Magic' treina na equipe 'American Top Team', com sede nos Estados Unidos.

"Nunca imaginei que pudesse acontecer (se enfrentarem). Mas sempre tive o sonho de lutar no UFC, com os melhores e não lembro muito (dos treinos de Aldo na 'Nova União'). A gente não treinava muito juntos também. Mas muito tempo passou, nós somos novos atletas e sábado à noite todo mundo vai ter a chance de ver isso e nos testarmos um contra o outro", afirmou.

Encarar e vencer um ex-campeão do Ultimate pode elevar novamente o patamar de Marlon Moraes e aproximá-lo a uma nova disputa de cinturão. Porém, atualmente esse não é o pensamento do lutador, que foca somente em Aldo.

"Quero vencer, não estou pensando em ter como isso de ter retorno quanto a fãs. Meu objetivo é lutar com os melhores, mostra minha história, como cheguei e quem sabe um dia ser campeão. Sonho não morreu. Estou trabalhando e quem sabe a gente possa ter uma oportunidade de fazer tudo diferente", completou.

Em junho deste ano, Marlon - que vinha de quatro vitórias consecutivas - acabou derrotado por Henry Cejudo, em combate válido pelo cinturão peso-galo do Ultimate. Apesar do revés, o brasileiro é o atual número um do ranking.