Topo

Patrick Teixeira conquista título mundial de boxe em Las Vegas

Patrick Teixeira celebra conquista do cinturão interino dos super meio-médios da Organização Mundial de Boxe - Reprodução/Instagram
Patrick Teixeira celebra conquista do cinturão interino dos super meio-médios da Organização Mundial de Boxe Imagem: Reprodução/Instagram

Diego Ribas, em Las Vegas (EUA)

Ag. Fight

01/12/2019 00h55

A noite deste sábado (30) ficou marcada na história do boxe brasileiro. Aos 28 anos, Patrick Teixeira bateu o até então invicto Carlos Adames no Hotel Cassino Cosmopolitan, em Las Vegas (EUA), para conquistar o cinturão interino dos super-meio-médios (69,850 kg) da Organização Mundial de Boxe (WBO).

Com a conquista, o atleta se torna o quinto pugilista brasileiro na história a se tornar campeão mundial em uma das cinco principais entidades que regem o boxe. Ao todo, cerca de 20 organizações internacionais podem promover disputas e títulos mundiais, mas apenas cinco são apontadas como as principais e de fato relevantes: WBA (Associação Mundial de Boxe), WBC (Conselho Mundial de Boxe), IBF (Federação Internacional de Boxe), WBO (Organização Mundial de Boxe) e The Ring. Antes de Patrick, em ordem, Éder Jofre, Miguel de Oliveira, Acelino 'Popó' e Valdemir 'Sertão' marcaram seus nomes no esporte nacional.

A disputa, no entanto, passou longe de ser tranquila. Depois de um início equilibrado e marcado por ligeira vantagem do atleta dominicano nos seis assaltos iniciais, o catarinense usou sua potente canhota para surpreender o oponente e levá-lo a knockdown no sétimo assalto. Neste momento, o árbitro pareceu cogitar interromper a disputa tamanha a superioridade apresentada por Patrick ao longo do assalto.

No oitavo round, novo domínio do brasileiro, que pareceu abalar as estruturas de Adames, novamente preso junto às cordas e sem equilíbrio. A seguir, já cansados, os atletas voltaram a travar um confronto com mínimas vantagens parciais para cada, a ponto de, ao final dos 12 assaltos, o triunfo por decisão unânime de Patrick ser creditado justamente ao knockdown anotado no sétimo round.

Isso porque, com exceção ao jurado que marcou 116 -111, os outros dois anotaram 114-113 em favor do brasileiro. Marca que, não fosse o ponto anotado automaticamente pelo knockdown, significaria um empate majoritário pelas papeletas.

No próximo mês, Patrick deve ser oficializado como campeão linear da WBO, uma vez que o mexicano Jaime Munguía, atual campeão dos super-meio-médios, tem duelo marcado para janeiro de 2020 contra Gary O'Sullivan, em duelo que marca sua estreia na divisão dos médios (72,600 kg).