Topo

MMA


'Jacaré' bate peso e confirma luta principal do UFC SP; lutadoras falham

Ag. Fight

15/11/2019 11h07

Jan Blachowicz encara Ronaldo 'Jacaré' no UFC São Paulo - Tobias Bunnenberg

Nesta sexta-feira (15), todos os lutadores que se apresentarão no UFC São Paulo no sábado tiveram que subir na balança logo pela manhã para a pesagem oficial do evento. Protagonistas da luta principal do evento, Ronaldo 'Jacaré' e Jan Blachowicz subiram à balança com o mesmo peso, 92,9 kg, e confirmaram a disputa entre eles, válida pelo peso-meio-pesado (93 kg), neste sábado (16), na capital paulista. Já outras três lutadoras tiveram problemas com a balança.

Após anos entre os principais atletas do peso-médio (84 kg) do Ultimate, Ronaldo 'Jacaré' faz sua estreia no Ultimate na categoria de cima contra o atual sexto colocado do ranking. Acostumado a fazer um corte de peso mais rigoroso, o faixa-preta de jiu-jitsu não teve problemas para ficar dentro do limite de 93 kg da nova categoria.

Seu rival, o polonês Jan Blachowicz - que também subiu à balança dentro do limite exigido - vem de vitória sobre Luke Rockhold, ex-campeão peso-médio, e que, assim como Jacaré, fazia sua estreia nos meio-pesados. Uma vitória sobre o brasileiro em território inimigo poderia colocá-lo próximo de uma oportunidade pelo cinturão da divisão.

Estrela principal do co-main event da noite, Maurício 'Shogun' foi um dos últimos a se apresentar no palco da pesagem oficial nesta sexta-feira. Apesar do suspense, o ex-campeão meio-médio do UFC marcou 93,4 kg, e confirmou sua luta contra Paul Craig. O escocês - que aceitou o combate com pouco tempo de antecedência, substituindo Sam Alvey - pesou 92,9 kg.

Após seguidos problemas com o peso e enfrentando momento mais difícil de sua carreira no que diz respeito a resultados, Renan 'Barão' decidiu tentar a sorte mais uma vez no peso-pena (66 kg). E, pelo menos na pesagem oficial, a escolha se mostrou acertada. O ex-campeão peso-galo (61 kg) conseguiu ficar dentro do limite exigido pela categoria dos penas ao subir à balança com 66,2 kg. Seu adversário neste sábado, Douglas 'D'Silva' - que também subiu de divisão - bateu o peso tranquilamente ao marcar 65,5 kg, confirmando o duelo entre os dois.

Não bateram

De última hora, o UFC São Paulo teve uma grande alteração em seu card preliminar. Isabela de Pádua substituiu Veronica Macedo, que apresentou sintomas de concussão na preparação para o confronto contra Ariane Lipski. Após correr contra o tempo para bater o peso com poucas horas de aviso, Isabela falhou na missão do corte de peso e bateu 59,1 kg, mais de dois quilos acima do limite da categoria. O Ultimate ainda não confirmou oficialmente se o confronto entre as brasileiras prosseguirá em peso-casado.

Utilizando quase todo o período previsto para a pesagem oficial, Vanessa 'Miss Simpatia' Melo e Tracy Cortez ficaram um pouco acima do limite do peso-galo. Ambas subiram à balança com 61,9 kg. Como as duas falharam, a Comissão Atlética Brasileira de MMA decidiu que nenhuma multa será aplicada a elas.

Confira os resultados da pesagem oficial do UFC São Paulo:

Peso-meio-pesado | Ronaldo 'Jacaré' (92,9 kg) vs Jan Blachowicz (92,9 kg)
Peso-meio-pesado | Maurício 'Shogun' (93,4 kg) vs Paul Craig (92,9 kg)
Peso-leve | Charles 'Do Bronx' (70,3 kg) vs Jared Gordon (70,7 kg)
Peso-médio | Antônio Arroyo (83,9 kg) vs André 'Sergipano' Muniz (84,3 kg)
Peso-médio | Markus 'Maluko' (84,3 kg) vs Wellington Turman (84,3 kg)
Peso-meio-médio | Sérgio Moraes (77,5 kg) vs James Krause (77,3 kg)
Peso-pena | Ricardo 'Carcacinha' Ramos (66,2 kg) vs Luiz Eduardo Garagorri (65,7 kg)
Peso-leve | Francisco 'Massaranduba' (70,3 kg) vs Bobby Green (70,7 kg)
Peso-meio-médio | Warlley Alves (77,5 kg) vs Randy Brown (77,5 kg)
Peso-pena | Renan 'Barão' (66,2 kg) vs Douglas D'Silva (65,5 kg)
Peso-mosca feminino | Ariane Lipski (56,9 kg) vs Isabela de Padua (59,1 kg)
Peso-galo feminino | Vanessa 'Miss Simpatia' Melo (61,9 kg) vs Tracy Cortez (61,9 kg)

MMA