Topo

MMA


Demian Maia "apaga" Ben Askren e ultrapassa marca de Royce Gracie no UFC

Demian Maia acerta soco em Ben Askren durante luta no UFC - Jeff Bottari/Zuffa LLC/Getty Images
Demian Maia acerta soco em Ben Askren durante luta no UFC Imagem: Jeff Bottari/Zuffa LLC/Getty Images

Ag. Fight

26/10/2019 11h57

O combate principal do UFC Cingapura, que aconteceu na manhã de hoje, colocou frente a frente dois lutadores especialistas em grappling e considerados unidimensionais para os padrões atuais do MMA moderno. Por isso, o casamento do confronto entre o wrestler Ben Askren e o campeão de jiu-jitsu Demian Maia apontava para uma luta de alto nivel técnico no solo. Fato que fez do embate um dos mais movimentados da temporada 2019.

No primeiro round, os dois atletas optaram por trocar golpes em pé, e o melhor jogo de pernas do brasileiro fez a diferença. Com bons jabs e diretos, Demian marcou o rosto o americano e o obrigou a andar para trás praticamente por cinco minutos, garantindo a vantagem inicial.

Na segunda etapa, porém, os golpes de Askren equilibraram a disputa, o que abriu espaço para uma queda que o deixou em posição de vantagem. A partir daí, Demian encaixou uma omoplata que terminou com o rival de costas no chão para se defender da posição, em sequência que levantou o público presente.

No terceiro assalto, com os lutadores cansados, a disputa ficou ainda mais intensa na troca de golpes em pé. Askren novamente tomou a dianteira e derrubou Demian, que rapidamente engatou uma chave de pé que obrigou o oponente a ficar de costas no chão de novo para se defender. Por cima, o brasileiro mais uma vez fez a lição de casa.

Demian passou a guarda, pegou as costas e estrangulou o americano, que não bateu e acabou desmaiando no octógono. Com o triunfo, o 11º por finalização no evento, o brasileiro de 41 anos passou Royce Gracie e agora fica atrás apenas de Charles "Do Bronx" e Nate Diaz, que possuem, respectivamente, 13 e 12 triunfos utilizando a "arte suave".

Confira os resultados do UFC Cingapura:

Demian Maia finalizou Ben Askren no 3º round;
Stevie Ray venceu Michael Johnson por decisão majoritária;
Beneil Dariush finalizou Frank Camacho no 1º round;
Ciryl Gane finalizou Don'tale Mayes no 3º round;
Muslim Salikhov venceu Laureano Staropoli por decisão unânime;
Randa Markos venceu Ashley Yoder por decisão dividida
Rafael Fiziev venceu Alex White por decisão unânime;
Movsar Evloev venceu Enrique Barzol por decisão unânime;
Sergei Pavlovich nocauteou Maurice Greene no 1º round;
Loma Lookboonmee venceu Aleksandra Albu por decisão dividida;
Raphael 'Bebezão' Pessoa venceu Jeff Hughes por decisão dividida.