Topo

MMA


Maurício Shogun admite que aposentadoria do MMA está próxima

Heuler Andrey/UOL
Imagem: Heuler Andrey/UOL

Neri Fung, em Niterói (RJ)

Ag. Fight

23/10/2019 07h00

Vindo de quatro vitórias em suas últimas cinco lutas, Maurício 'Shogun' Rua busca ampliar sua boa fase contra Sam Alvey no UFC São Paulo, marcado para o dia 16 de novembro. Ainda que não tenha a mesma motivação do início de carreira, como admitiu em entrevista exclusiva à reportagem da Ag. Fight, o ex-campeão meio-pesado (93 kg), de 37 anos, encara cada combate como se fosse o último, já que sua aposentadoria, segundo o próprio, está próxima.

Para isso, 'Shogun' revelou, à Ag. Fight, que passou a respeitar mais seu corpo e sua mente, com períodos de descanso maiores entre suas lutas. Sem se preocupar com o ranking da divisão e, consequentemente, com uma disputa pelo cinturão, o brasileiro mantém o foco apenas em seu próximo combate. Apesar de não saber ao certo ainda quando se aposentará, o veterano admitiu que o fim de sua carreira no MMA está próximo.

"Mudou muito (minha motivação), com certeza. Hoje, minha motivação vem dos meus fãs, da minha família. Antigamente, eu era um rapaz jovem, tinha aquela gana de vencer, de ser campeão. Hoje a minha motivação é outra. Eu ainda me considero um cara batalhador, que se dedica ao que faz, que é treinar e lutar. Mas tenho outras motivações que me fazem acordar cedo e treinar todos os dias", contou Maurício, antes de completar.

"Eu encaro toda luta como se fosse a última da minha carreira, e pode ser que seja a última mesmo. Sou um cara realizado na carreira e se eu parar de lutar hoje, sou grato a Deus por tudo que ele me deu. Ainda não sei quando eu vou parar, mas com certeza eu não vou lutar por muito mais tempo não", sentenciou o paranaense.

Ídolo no Japão pela época em que competia no Pride FC e também nos Estados Unidos por sua trajetória no UFC, 'Shogun' precisou - durante grande parte da carreira - enfrentar longos voos, mudanças de fuso horário e se adaptar à alimentação de países diferentes. Com a moral de quem pode dar 'peso' a um evento do Ultimate no Brasil, o paranaense tem sido escalado com frequência nos últimos anos para competir em solo nacional. Situação que se repetirá em novembro, quando o meio-pesado enfrentará Sam Alvey, pelo card principal do UFC São Paulo. Condição comemorada pelo atleta, que brincou com o fato de seu adversário passar pelas dificuldades normalmente encaradas por ele.

"Quando você luta em casa, você não passa por (mudança) de fuso horário, voos longos, alimentação diferente. A vida inteira eu passei por isso, agora deixa os gringos passarem um pouco (risos)", concluiu.

Maurício 'Shogun' Rua compete no MMA profissional desde novembro de 2002. Em sua carreira, o lutador tem como principais conquistas o GP peso-médio (93 kg) do Pride FC, extinto evento japonês, e o cinturão meio-pesado do UFC, conquistado em maio de 2010, ao nocautear o compatriota Lyoto Machida.